Cabedelo ou Antônio João? Candidato plagia plano de Governo de cidade da PB

Texto plagiado se refere a candidatura do atual prefeito paraibana para as eleições suplementares de 2019

| NYELDER RODRIGUES E ALINE DOS SANTOS / CAMPO GRANDE NEWS


Marcelo é vereador e concorre ao cargo de prefeito (Foto: Reprodução/Facebook)

'Não estou sabendo de nada. Vou olhar com minha assessoria'. Assim o candidato a prefeito de Antônio João - cidade localizada a 279 km de Campo Grande -, Agnaldo Marcelo da Silva Oliveira, conhecido como Marcelo Pé (DEM), responde à reportagem sobre a acusação feita por opositores sobre seu plano de Governo ser um plágio.

Na primeira tentativa, um alegado problema no sinal de celular derrubou a ligação. Marcelo retornou a ligação para se explicar, contudo, como já dito inicialmente, não se explicou e ficou de conferir com sua assessoria e se posicionar posteriormente.

O conteúdo plagiado foi o plano de Governo de Victor Hugo, então no PRB, das eleições suplementares de Cabedelo, cidade do interior paraibano. O plano era referente aos anos de 2019 e 2020 e foi reproduzido com adaptações para Marcelo Pé, que concorre ao cargo de prefeito de Antônio João para o mandato 2021-2024.

Mesmo com tais adaptações, o plágio fica claro já na primeira comparação. Desde o índice e introdução até tópicos do planejamento de sua gestão, caso saia vencedor nas urnas, foram copiados com algumas mudanças, como o nome da cidade e vocação econômica - na Paraíba, é ressaltado o comércio e indústria, enquanto aqui a agricultura.

'Temos como princípios os valores em favor da Família e do Cidadão, honestidade, trabalho, respeito, transparência e paixão pela minha cidade e pelas pessoas que aqui vivem, a estes, o nosso compromisso pessoal', consta igualmente no quarto parágrafo dos planos.

Em outro trecho, no documento original, aparece assim: 'Eu, Vitor Hugo Castelliano, tenho o compromisso de uma gestão com União, Diálogo e Trabalho para Avançar, com a participação da sociedade e transparência em todos os atos administrativos, liderando com motivação e empenho um novo tempo para Cabedelo'.

Já no texto plagiado, consta 'Eu, ELIZEU, tenho o compromisso de uma gestão com União, Diálogo e Trabalho para Avançar, com a participação da sociedade e transparência em todos os atos administrativos, liderando com motivação e empenho um novo tempo para ANTÔNIO JOÃO', frisa o plano de Governo de Agnaldo Marcelo.

Aí, aparece como compromissário outro nome, Elizeu, e não Marcelo Pé - que tem como candidato a vice-prefeito Eliseu Fernandes Benites, conhecido como Pastor Eliseu (SDD). Como Marcelo afirmou desconhecer o plágio, o motivo dessa falha não foi esclarecido.

Victor Hugo, alvo do plágio, foi eleito em 2019 para o mandato suplementar e concorre à reeleição em 2020, para comandar a cidade paraibana de 2021 até 2024. Curiosamente, nem ele repetiu o plano de Governo usado anteriormente.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE