Primavera começa com clima ameno e pancadas de chuva em MS

Chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, principalmente pancadas no final da tarde ou noite

| MIDIAMAX


A primavera começa nesta terça-feira (22) com temperaturas mais amenas e pancadas de chuva previstas para todo Mato Grosso do Sul. A nova estação vai até 21 de dezembro e, conforme o Climatempo, a chuva varia entre 400 a 500 milímetros. Parece um volume grande, mas dados históricos indicam que as chuvas ficarão abaixo do normal esperado este ano.

De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), a previsão para hoje é de céu parcialmente nublado a nublado com expectativa de chuva nos setores norte, bolsão, central e pantaneira. A umidade relativa do ar fica elevada com índices variando entre 85% a 40% ao longo do dia. A mínima estimada em 15°C e a máxima em 32°C em MS. Para Campo Grande, essa variação será de 18°C a 28°C.

Começando com chuva, a primavera traz expectativa de mudanças no clima, sendo um período de transição do clima seco e frio do inverno para o clima quente e úmido do verão. As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes, principalmente pancadas no final da tarde ou noite. No começo da estação, a chuva ocorre de forma irregular e intercalada com períodos secos, mas vai aumentando de frequência no decorrer da estação.

Segundo o Climatempo, desde o início de setembro de 2020, as águas do oceano Pacífico Equatorial Leste estão com temperatura abaixo da média. É este resfriamento que caracteriza o fenômeno oceânico-atmosférico La Niña que, como o El Niño, modifica o padrão de chuva e de temperatura em diversas regiões do planeta.

Nos períodos que ocorrem os eventos de La Niña, existe uma tendência de estiagem para as regiões Centro-Oeste, Sudeste e principalmente Sul do País. No Nordeste e na Região Amazônica há aumento na intensidade das estações chuvosas.

Conforme prognóstico do Cemtec a temperatura média para MS no próximo trimestre varia entre 22,5°C a 27,5°C, sendo a região pantaneira a mais quente. Esse comportamento indica que as temperaturas ficarão abaixo da média.

O volume de chuva esperado para os próximos três meses em Mato Grosso do Sul varia entre 400 a 500 milímetros. Embora pareça muito, os dados históricos indicam que as chuvas ficarão abaixo do normal esperado. As condições esperadas são de chuvas com certa irregularidade e concentradas.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE