IVINHEMA: Primeira emissora FM do município, Rádio Itapoã comemora 19 anos

| REDACAO ACONTECEUMS


Foto: Reprodução

A Radio Itapoã FM 104.9 é uma emissora mantida pela Associação Comunitária Cultural Itapoã - ACCI, fundada em março de 1998.

A História:

Tudo começou no início de 1998, quando o então pároco de Ivinhema, José Donisete, procurou Edmilson Caccia para mostrar uma correspondência recebida do Ministério das Comunicações que informava sobre a possibilidade da instalação de rádio comunitária. Edmilson gostou da idéia e imediatamente começou a procurar entidades, sindicatos, políticos, igrejas e autoridades, para discutir o assunto e já pedir o apoio, pois esse era um item muito importante para conseguir a concessão para a futura instalação.

Além do grupo comandado por Edmilson Caccia, dois outros grupos também faziam a mesma rotina, pois também pleiteavam a instalação.

Só em abril do ano de 2000, após análise feita pelo Ministério das Comunicações, o Presidente da época, Fernando Henrique Cardoso, outorgou a concessão, escolhendo a Itapoã FM para ser uma das primeiras emissoras comunitárias legalizadas do Estado de Mato Grosso do Sul.

Mas as dificuldades não pararam por aí, com a liberação do Ministério, iniciava-se o processo de instalação e funcionamento da emissora. Houveram vários apoios e parceiros, dentre tantos, Edmilson Caccia faz questão de citar o saudoso Deputado Estadual Nelito Câmara, que fez a maior doação da época, doação essa sem nenhuma exigência, simplesmente para apoiar um novo meio de comunicação que surgia em sua cidade.

Iniciando sua programação oficial em 28 de agosto de 2001, o Grupo Itapoã além de oferecer à população, muita música, esporte e informação, também passou a realizar eventos, destinando parte das arrecadações às entidades assistenciais do município e região.

A Itapoã FM abriu ainda mais seus microfones para a sociedade, criando o programa "Fala Comunidade?", que tinha a participação ao vivo dos ouvintes, dando opiniões e reclamando se fosse o caso, de alguns problemas enfrentados pela comunidade.

No dia 18 de fevereiro de 2003, a emissora foi vítima de um incêndio criminoso, sendo que o seu prédio e todas as instalações foram totalmente destruídos. O prejuízo na época foi mais de R$ 45.000.

Apesar de momentos de dificuldades, a história da Itapoã FM se faz em sua grande maioria, de paz, emoção e alegria, pois tem sempre à frente, Deus, como seu guia e protetor.

No esporte, a Itapoã FM não se limita a programação e transmissões esportivas, vai muito além e realiza grandes eventos, como: Copa Morena de Futsal, Campeonatos de Futsal, Campeonato de Futebol Society, dentre tantos, sempre valorizando e premiando os esportistas amadores da cidade, além da Caravana 104 que passou por várias partes do município.

No social, além de colocar a emissora à disposição de todas as entidades, realiza eventos e homenagens em datas importantes, tais como: Dia das Mães, dos Pais, Natal da Solidariedade, Festa da Crianças, Desafio Cultural entre as Escolas e por último o 1º Encontro de Violeiros realizado em agosto de 2019.

A emissora teve como seu grande momento, no ano de 2008, a visita do Padre Reginaldo Manzotti, que reuniu em praça pública mais de 15 mil pessoas. Para esse evento, a Rádio Itapoã FM conseguiu fazer uma grande mobilização na cidade e região. Os recursos conseguidos através de doações, patrocínios e ofertas oferecidas no momento da celebração, custearam as despesas, sendo que o que sobrou, foi doado às entidades e famílias carentes. Nessa oportunidade, a Itapoã FM doou a quantia de R$10.000,00 (dez mil reais) ao Hospital do Câncer de Dourados.

Outros eventos idealizados pela emissora foram repassados para que outras entidades dessem continuidade, tais como Porco no Rolete e Costelão ao Fogo de Chão.

Neste ano de 2020, a Rádio Itapoã FM comemora seus 19 anos no ar. A direção da emissora, através de seu Presidente, Edmilson Caccia, demais diretores, todos os funcionários e colaboradores voluntários, agradecem seus apoiadores e amigos ouvintes pelos seus 22 anos de existência e 19 anos de programação.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE