Enem: conheças as medidas de prevenção durante as provas

| DOURADOS AGORA


O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial. - Foto: Banco de imagens

Com a necessidade de adaptações em decorrência do novo coronavírus, os participantes da próxima edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), assim como todos os envolvidos na aplicação da prova, deverão seguir uma série de cuidados para evitar a transmissão da Covid-19.

O exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa); e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital).

Fica proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção contra a Covid-19.

O participante não poderá permanecer no local de provas sem máscara de proteção facial.

Quem comparecer ao local de aplicação das provas sem documento válido e/ou sem a máscara de proteção facial deverá aguardar fora do local de aplicação até que algum familiar ou conhecido possa entregá-lo.

Durante a identificação, será necessária a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.

A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca, desde a entrada até a saída do local de provas. Será permitido que o participante leve máscara reserva para troca durante a aplicação.

O descarte da máscara de proteção contra a Covid-19, durante a aplicação do exame, deve ser feito pelo participante de forma segura, nas lixeiras do local de provas.

A ida ao banheiro será permitida desde que o participante seja acompanhado pelo fiscal, respeitando a distância prevista nos protocolos de proteção contra a Covid-19.

As mãos deverão ser higienizadas ao entrar e sair do banheiro, e durante toda a aplicação do exame.

O participante que não utilizar a máscara cobrindo totalmente o nariz e a boca, desde sua entrada até sua saída do local de provas, ou recusar-se, injustificadamente, a respeitar os protocolos de proteção contra a Covid-19, a qualquer momento, será eliminado do exame, exceto para os casos previstos na Lei nº14.019, de 2020.

A vistoria de lanches e a revista eletrônica nos locais de provas, por meio do uso de detector de metais, também deverá respeitar os protocolos de prevenção. Só será permitida a retirada da máscara para alimentação ou ingestão de líquidos, desde que sem tocar na parte frontal, prosseguida da higienização das mãos com álcool em gel.

A estrutura do exame permanece sem alterações, com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

As informações a respeito do Enem 2020 podem ser acompanhadas nos portais do Inep e do Ministério da Educação, assim como nas redes sociais oficiais dos dois órgãos do Governo Federal.

Dúvidas podem ser sanadas pelo Fale Conosco do instituto, por meio do autoatendimento on-line ou do 0800 616161 (somente chamadas de telefone fixo).

Com informações do Ministério da Educação



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE