Lockdown fecha municípios no fim de semana e obriga visitantes a dar meia-volta

Acessos amanheceram fechados proibindo entrada de pessoas ou grupos externos

| TAINá JARA / CAMPO GRANDE NEWS


Manilhas foram colocadas no acesso aos municípios de Aquidauna e Anastácio (Foto: Direto das Ruas))

Lockdown estabelecido nos municípios de Aquidauana e Anastácio, distante 139 quilômetros de Campo Grande, fechou o acesso as cidades e obrigou visitantes a dar meia-volta, neste sábado. A medida foi tomada a fim de conter o alto índice de disseminação do novo coronavírus nas cidades.

Em Anastácio, onde há 91 casos confirmados de covid-19, o fechamento da cidade ocorre até a próxima segunda-feira. Já em Aquidauana, onde 387 pessoas foram contaminadas, o regime diferenciado esta previsto para encerrar na próxima sexta-feira. Ainda não foram registradas mortes pela doença nestes municípios.

Leitores do Campo Grande News foram pegos de surpresa pela medida. Um deles, que preferiu não se identificar, classificou como “atitude ditatorial' a medida. “Eu e minha família estávamos indo de Campo Grande ao distrito de Piraputanga para fazermos trilha, ver cachoeiras e contemplação de paisagens nos morros locais. Pois, devido a covid-19, ficaríamos isolados “no mato', afirmou.

Após percorrer aproximadamente 120 quilômetros na rodovia, passando o distrito de Palmeiras, ele se deparou com a barreira de manilhar, implantada pela prefeitura de Aquidauana. “Vejo isso como uma medida arbitrária. E em nenhum lugar há avisos , faixas ou qualquer outro meio que informe as pessoas que o acesso está bloqueado. Perdemos um dia de passeio por conta dessa atitude ditatorial', queixou-se.

Devido a pandemia, a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para evitar a contaminação e disseminação do coronavírus é justamente o distanciamento social. Portanto, a orientação é ficar em casa.

De acordo com o site O Pantaneiro, entrada de visitantes nas cidades é permitida apenas em casos extremos, de urgência ou emergência devidamente comprovadas documentalmente perante a fiscalização sanitária. Mesmo quem tem parente na cidade não pode entrar.

As barreiras sanitárias instaladas podem solicitar, conforme necessidade, o auxílio das forças militar e civil para garantia da ordem e efetividade normativa.

Poderão entrar na cidade de Aquidauana neste período de lockdown apenas pessoas responsáveis por transporte de animais, além de transportes de cargas e suprimentos com a finalidade de abastecimento dos estabelecimentos comerciais, bem como os cidadãos anastacianos que trabalham no município vizinho.

No período de lockdown, ficam temporariamente interditados os acessos pela BR 262, ao distrito de Piraputanga.

Direto das Ruas - A sugestão chegou ao Campo Grande News por meio do canal Direto das Ruas, meio de interação do leitor com a redação. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos devem ser feitos com o celular na posição horizontal.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE