Levantamento mostra redução de furtos e roubos em MS na pandemia

Nos últimos três meses houve queda de 41% nos casos de roubos em comparação a 2019

| LEONARDO ROCHA / CAMPO GRANDE NEWS


Entrega de viaturas da PM feita pelo governo estadual, em Campo Grande (Foto: Divulgação)

Levantamento mostra que os crimes de furtos e roubos tiveram queda de casos nos últimos três meses, durante a pandemia de coronavírus, em Mato Grosso do Sul. A violência doméstica também caiu 16,19% neste período.

Os dados foram apresentados pela Sisp (Superintendência de Inteligência de Segurança Pública) e Coordenadoria de Fiscalização da Sejusp. No caso dos furtos a redução foi de 28,37% e nos roubos o percentual (queda) foi até maior, chegando a 41,26%.

O período avaliado é de março a junho deste ano. “Temos uma das melhores policias do Brasil e os resultados apresentados durante a pandemia falam por todos nós, onde alguns números são expressivos e nos dão segurança', avaliou o governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Uma das medidas propostas pelo governo estadual, já no começo da pandemia, foi o fechamento da fronteira de Mato Grosso do Sul com os países vizinhos. Este pedido foi feito ao governo federal, por uma questão de saúde pública e segurança.

Investimentos - O governo estadual investiu mais de R$ 130 milhões nos últimos cinco anos, na estruturação dos órgãos de segurança, na compra de equipamentos, reforma de unidades, capacitação dos servidores e aquisição de armamentos e viaturas.

A comparação em relação aos crimes é sobre o mesmo período do ano, em 2019. No ano passado, por exemplo, nestes meses houve 11.171 furtos, enquanto que agora ficou em 8.002. Já nos casos de roubos teve uma queda de 2.381 (2019) para 1.399 neste ano. Já sobre violência doméstica a redução foi de 5.745 para 4.815.

Segundo a Sejusp, outros crimes também tiveram redução de casos (últimos três meses), entre eles homicídio doloso, com 0,79% de queda. Já Campo Grande teve redução de 26% (furtos) e 30,69% (roubos). No interior do Estado a diminuição do índice foi de 30,12% nos roubos e 49,95% em relação aos furtos.

Ações - O titular da Derf (Delegacia Especializada de Roubos e Furtos), Reginaldo Salomão, disse que já existe uma queda no número de roubos e furtos desde 2018, que se acentuou neste momento de pandemia.

Já o secretário estadual de Segurança, Antônio Carlos Videira, destacou que esta redução de crimes está relacionada as ações de prevenção e repressão feitas pelas forças de segurança do Estado, junto com as medidas de isolamento social em vigor devido o coronavírus.

“Com as pessoas se resguardando em casa, as forças policiais puderam otimizar suas ações na prevenção e combate a outros crimes, atuando e se empenhando também no combate ao vírus', pontuou.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE