Prazo para pedir isenção de inscrição do exame da IFMS termina nesta sexta

| DOURADOS AGORA/DA REDAçãO


O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) alerta que o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame de Seleção 2025 termina nesta sexta-feira (6). O valor cobrado de R$ 20 pode ser isento para candidatos que se enquadram em duas categorias específicas: estudantes matriculados no 9º ano de escolas públicas ou aqueles que possuem o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais.

A solicitação de isenção deve ser feita no momento da inscrição no Exame de Seleção, diretamente na Central de Seleção do IFMS. O candidato deve selecionar a opção 'Isento' no campo 'Escolha a forma de inscrição' e comprovar sua condição, enviando um documento comprobatório em formato PDF, JPG ou PNG.

Para estudantes de escolas públicas, são aceitos boletins ou declarações escolares. Já para aqueles cadastrados no CadÚnico, é necessária a apresentação da folha resumo fornecida pelo Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ou do comprovante de cadastramento atualizado.

A divulgação do resultado preliminar dos pedidos de isenção está prevista para o dia 10 de setembro, com possibilidade de recurso nos dias 11 e 12. O resultado final será divulgado no dia 16 de setembro. Caso a isenção seja negada, o candidato terá até o dia 27 de setembro para efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

O Exame de Seleção 2025 oferece 1.760 vagas distribuídas em 11 cursos técnicos integrados ao ensino médio, disponíveis em dez campi do IFMS: Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas. As aulas terão início no primeiro semestre de 2025.

As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até o dia 26 de setembro, na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. A prova, composta por 30 questões de Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Gerais, será aplicada no dia 20 de outubro. O conteúdo da prova está disponível no edital do processo seletivo, assim como provas e gabaritos de edições anteriores.

O IFMS também disponibiliza 50% das vagas para estudantes de escolas públicas, com uma parte destinada aos candidatos com renda familiar per capita inferior a um salário mínimo, além de vagas específicas para negros, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE