Coluna do Pigosso: Fechou

| ADEMIR PIGOSSO


Ademir Pigosso (Colunista)

FECHOU
A chamada janela partidária é o período em que deputados e vereadores em fim de mandato, ou seja, em ano eleitoral, podem trocar de partido sem perderem o mandato. Neste ano o prazo, que se aplica apenas a vereadores, começou em sete de março e terminou nesta sexta-feira 05 de abril. A janela não se aplica a senadores, porque eles são eleitos em eleições majoritárias, ou seja, são eleitos os mais votados independentemente das votações recebidas pelos partidos. Na eleição proporcional, de deputados e vereadores, a quantidade de votos recebida pelas legendas interfere na definição de quem será eleito.
Aqui em nosso município não é diferente, com onze cadeiras a serem preenchida, a disputa já começou, e com um eleitorado de um pouco mais de dezesseis mil eleitores, que certamente irá aumentar, pois o período de mudança e confecção do primeiro título somente se encerrará no inicio de maio deste ano.
Passado esse primeiro embate, agora os postulantes, passarão pela temida convenção, e depois o registro de candidatura, e aí sim, poderão postular o pleito eleitoral deste ano corrente, lembrando que aqueles que tem alguma pendencia com a justiça terá esse tempo para a regularização.
Uma disputa eleitoral se faz com homens e mulheres, partidos e cargos, e cabe a Justiça Eleitoral a condução do processo eletivo, porém o mais importante deste emaranhado é o eleitor, é ele quem vai decidir o destino de sua cidade, e escolher dentre todos, aqueles ou aquelas que irão compor a mesa da Câmara Municipal, e o cargo de Prefeito e Vice Prefeito.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE