Câmara propõe campanha de incentivo à doação de medula óssea
| CMNA
Por iniciativa do vereador Airton Castro (PDT), a Câmara de Nova Andradina aprovou indicação em que propõe a realização de campanhas de incentivo à doação de medula óssea.
A proposta foi encaminhada ao prefeito Gilberto Garcia (PR), com cópia aos titulares das secretarias municipais de Saúde; Educação Cultura e Esportes; e de Cidadania e Assistência Social.
A medida visa captar doadores e voluntários de medula óssea, onde são encontradas as células tronco hematopoiéticas (responsáveis pela origem das células do sangue e do sistema de defesa), para auxiliar quem necessita de transplante de medula.
De acordo com o parlamentar, a estimativa dos especialistas no tocante à compatibilidade é de 1 em cada 100 doadores aparentados e de 1 em cada 100 mil não aparentados.
“A abrangência dessa necessidade é de tamanha expressão tendo em vista que os munícipes estão à mercê destas informações”, complementou Airton Castro na indicação.