Amigos recolhem mangas com formato inusitado e biólogo explica que 'piadinhas ocorrem lá no Norte'

Amigos recolheram dezenas de mangas em quintal e disseram que fruta já veio com a 'piada pronta'. Biólogo, no entanto, explica o motivo do formato.

| MIDIAMAX/GRAZIELA REZENDE


Amigos disseram que brincaram muito sobre o formato das mangas. (Graziela Rezende, Midiamax)

Estamos no período de fartura das mangas, em que muita gente negocia um bom preço, seja na unidade ou 'baciada', como são vendidas em feiras populares. Ou então, até o muro deixa de ser uma barreira quando alguém avista um pé de manga fácil. E foi justamente um destes que atraiu os amigos a recolherem a fruta, só que, sem imaginar, disseram que ela já veio com a 'piada pronta'. Ou seja, todas estavam com um formato inusitado, imitando o órgão genital feminino.

Segundo o biólogo Dr. José Milton Longo, doutor em ecologia e conservação, esta manga, de nome científico mangifera indica, é uma espécie de planta da família Anacardiaceae, a qual possui peculiaridades. 'Tem a vermelha, a amarela, mas, fazem a enxertia (técnica de melhoramento genético) e o cruzamento, com a intenção de chegar nas mais variadas formas', explica ao Jornal Midiamax.

Assim, temos a manga espada, a manga bourbon e a manga haden, por exemplo. 'Essa que está na imagem é muito comum no Pará, no norte do país. Lá é muito cultivada, mas, tem quem plante aqui também. São formatos diferentes de uma mesma espécie. Eu não diria que são raras e sim menos disseminadas aqui', argumentou o biólogo.

Na região norte, Milton até relembra que visitou feiras e lá escutou muitas piadas, já que os feirantes falavam muito e tiravam sarro sobre o formato das frutas. 'No entanto, não é nada mais do que cruzamento, variedades que os produtores fazem, sempre buscando as melhores características para o fruto', argumentou Milton.

Como escolher uma boa manga?

Existem quatro fatores, de acordo com especialistas: cor, aparência, aroma e toque. No primeiro caso, saiba que mangas com tons avermelhados e alaranjados tendem a ser mais doces. Já as amarelas e esverdeadas provavelmente ainda não estão no ponto certo para apreciação.

Sobre a aparência, prefira as mais cheias e redondas. A pele também precisa estar lisa, sem amassados ou fissuras, caso queira um sabor mais doce.

As frutas maduras tem um aroma mais forte e adocicado e quanto mais cheiro forte, melhor será o gosto. A última dica se refere ao toque e a boa fruta é aquela que não amassa ou se rompe com a pequena pressão exercida com os dedos.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE