IVINHEMA: Escolas estaduais Reynaldo Massi e Angelina Jaime Tebet tiveram palestra com professor doutor da UFGD
| ACONTECEUMS
A Escola Estadual Reynaldo Massi, juntamente com a Escola Estadual Angelina Jaime Tebet recebeu nesta ultima segunda-feira (17), o professor doutor Mário Teixeira de Sá, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), que proferiu a palestra "Todo camburão tem um pouco de navio negreiro", abordando a criminalização do uso e tráfico de drogas no Brasil.
O professor Mário Sá fez uma explanação sobre o tratamento dispensado às populações mais vulneráveis no Brasil neste tipo de crime, principalmente a população negra. Primeiro escravizado e após a abolição, em 1888, excluída e marginalizada, tornando-se alvo da legislação que a criminaliza com maior severidade. Usando imagens e gráficos, o professor Mário Sá apresentou o cenário caótico das prisões brasileiras e o tratamento degradante a que são submetidos negros, pardos, LGBTQ+ e também indígenas. Tratamento que começa desde a tipificação do crime.
O professor Mario Sá nos fez refletir sobre os subterrâneos de nossa sociedade em relação ao aumento da criminalização de negras e negros e a aplicabilidade da Lei de Drogas (11.343), promulgada em 2006.