As forças de segurança de Nova Andradina, representadas pelo Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar e Força Tática, juntamente com a Defesa Civil e Prefeitura Municipal participaram, na noite de ontem (24), de comboio que percorreu a cidade de Nova Andradina para alertar a população sobre o toque de recolher imposto por decreto pela Prefeitura Municipal.

 

Foram duas frentes de trabalho, sendo que cada comboio era composto por um veículo de carro de som, uma viatura da Polícia Militar e uma viatura do Corpo de Bombeiros Militar. A mensagem dos carros de som e a sirene das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar alertaram a população sobre o toque de recolher entre 20h e 04h da manhã.

 

Quase todos bairros da cidade foram percorridos pelos agentes públicos. O Comandante do Corpo de Bombeiros Militar local, Major Pablo, observa que a ação tem surtido efeito: “Neste primeiro momento, queremos disciplinar as pessoas para que fiquem em casa e saiam apenas se extremamente necessário. É uma medida severa, mas necessária enquanto durar a pandemia”, pontua o oficial.

 

De acordo com nota emitida pelo Capitão Vieira, comandante da Força Tática, houve grande número de registros de denúncias através do 190. As viaturas se depararam com uma quantidade considerada de pessoas infringindo os decretos municipais.

 

As infringências mais recorrentes se referem a pessoas circulando em via pública após o toque de recolher sem o caráter excepcional e inadiável, como também o descumprimento do funcionamento de estabelecimentos comerciais com o alvará suspenso após a decretação da situação de emergência.

 

Nas palavras do comandante, “todos os envolvidos nesta ação não mediram esforços para realizar patrulhas de fiscalização e campanhas educativas para que a sociedade entenda e cumpra o seu papel de cidadão perante a situação que enfrentamos”, declara o capitão da PM.

 

A Polícia Militar informa que durante toda a quarentena continuará a executar fiscalizações na área urbana do município. O não cumprimento das medidas previstas nos decretos (2470/2020 e 2473/2020) ensejará na prisão do autor.

 

Atuação do Corpo de Bombeiros na prevenção e enfrentamento ao Coronavírus

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso do Sul é uma das instituições de primeira resposta na prevenção e combate ao coronavírus no estado. Diversas ações estão sendo desenvolvidas pela Corporação, destacando a participação nos comitês de gerenciamento locais, criação de linha de atendimento por telefone chamado Disque Corona, campanha de arrecadação de insumos e equipamentos de proteção individual que serão doados aos hospitais públicos (os quartéis são pontos de arrecadação).

 

A instituição tem apoia a Defesa Civil na montagem de tendas e barracas que podem servir como postos básicos de atendimento nas cidades, além do empenho de bombeiros militares em 13 pontos estratégicos de barreira sanitária em estradas a partir da próxima semana, nos quais veículos serão parados e será medida a temperatura de pessoas. Na outra ponta, 12 médicos bombeiro militar estarão disponíveis para fazer atendimento em domicilio em Campo Grande de pessoas que precisarem, entre outras ações de prevenção.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE