Bebê de 8 meses morre de sarampo no Rio de Janeiro

MS está em campanha de vacinação contra a doença; 'Dia D' acontece amanhã

| TOP MíDIA NEWS


A SES (Secretaria de Estado de Saúde) do Rio de Janeiro confirmou a primeira morte causada por sarampo no Estado, após anos com a doença erradicada. Segundo o R7, a vítima foi um bebê  de 8 meses, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

 

A criança foi internada no hospital Geral de Nova Iguaçu, no bairro da Posse, no dia 22 de dezembro, com um quadro de pneumonia, e morreu em 6 de janeiro.

Neste ano, 89 casos de sarampo já foram confirmados no Rio de Janeiro, cerca de um terço do número registrado em 2019.

 

Mato Grosso do Sul

 

A Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul lançou a Campanha Nacional Contra o Sarampo, nesta quarta-feira (12), em Campo Grande. A ação vai até o dia 13 de março, sendo que no sábado, dia 15, será feito o dia ''D'' da vacinação.

 

A campanha tem o objetivo de imunizar pessoas de cinco a 19 anos de idade não vacinadas ou com esquema de vacinação incompleto para o sarampo e será realizada de forma seletiva, a partir da avaliação do cartão ou caderneta de vacinação.

 

A meta este ano é vacinar 48 mil.234 crianças no Estado. Desse público, 16.467 são de 05 a 09 anos; 26.583 entre 10 e 14 anos e 5.184 entre 15 e 19 anos. Ao todo, foram distribuídas 135 mil doses desta vacina.

 

A campanha envolve as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde e estima-se o funcionamento de 530 salas de vacinação no Estado. A população alvo deve comparecer às salas de vacina levando a caderneta de vacinação para que seja avaliada e o esquema vacinal atualizado, quando necessário.

 

Para maior adesão, outras estratégias a exemplo da vacinação extramuros poderão ser realizadas, sendo também as ações de divulgação e mobilização social do público-alvo durante a campanha.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE