Número de mortes por dengue neste ano sobe para 19 em MS

Total de registros já supera todo ano de 2021, conforme dados da Secretaria Estadual de Saúde

| CAMPO GRANDE NEWS


Pneu descartado incorretamente em terreno baldio na Capital; acúmulo de água favorece proliferação do mosquito Aedes aegypti. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Último boletim epidemiológico publicado pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) indica que Mato Grosso do Sul registrou a 19ª morte por dengue, neste ano. Em 2022, já são mais de 21,1 mil casos prováveis da doença, notificados pelas autoridades em Saúde. No ano passado inteiro, foram 10 mil registros.

Os óbitos já superam o ano passado, conforme dados da pasta. Até agora, são cinco a mais. A idade das vítimas variou entre 11 e 94 anos e elas eram de Campo Grande (7), Aparecida do Taboado, Chapadão do Sul (2), Guia Lopes da Laguna, Itaporã, Douradina, São Gabriel do Oeste, Dourados, Costa Rica, Ivinhema e Bataguassu.

Somente em Campo Grande, são 5,7 mil casos confirmados da doença. O município do interior que aparecida com mais confirmações é Chapadão do Sul (1 mil), seguido por Amambai (891), Dourados (627 e Três Lagoas (646).

Segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), casos notificados têm se mantido estáveis na Capital, já que os índices são os menores registrados nos últimos cinco anos. A superintendente de Vigilância em Saúde, Veruska Lahdo, declarou no primeiro semestre do ano que a população deve manter cuidados preventivos para reduzir proliferação.

'Os ovos do Aedes aegypti podem permanecer na natureza por um longo período esperando somente a oportunidade para eclodir e iniciar o ciclo de crescimento. Por isso, é importante que todo mundo faça a sua parte'.

Evitar acúmulo de resíduos que possam se tornar potenciais criadouro do mosquito, além de vistorias periódicas em quintais e terrenos, são algumas das medidas preconizadas. 'É uma doença que sempre nos preocupou e que exige a atenção devida, pois alguns casos evoluem com maior gravidade e também acaba sobrecarregando o sistema de saúde.'

Para evitar a proliferação do mosquito que é vetor da doença, recomenda-se manter recipientes fechados e limpos, evitar acúmulo de galhos e água parada, tampar ralos, colocar areia em cacos de vidro de muros ou semelhantes, além de manter limpas bandejas do ar-condicionado e lonas.

Doença - Segundo a SES, um caso suspeito de dengue pode apresentar sintomas como dor abdominal intensa, vômitos, acumulação de líquidos, sangramento de mucosas, letargia ou irritabilidade, hipotensão postural, hepatomegalia, dentre outros.

Os sinais podem se agravar e incluir sangramentos graves e até comprometimento de órgãos. Vale ressaltar que o tratamento inclui, sobretudo, hidratação adequada e reconhecimento precoce de sintomas.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE