A partir de junho, MS será 1º estado do País a emitir nova CNH

Documento antigo segue válido, mas novas emissões virão com alterações na estrutura

| GUILHERME CORREIA / CAMPO GRANDE NEWS


CNH terá mudanças na estrutura a partir de 1º de junho, no Estado. (Foto: Reprodução/Detran)

Detran (Departamento Estadual de Trânsito) de Mato Grosso do Sul foi o primeiro do País a ser escolhido pela Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) para emitir o novo modelo da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

A mudança segue a resolução 886 do Conatran (Conselho Nacional de Trânsito) e passará a valer a partir de 1º de junho.

A decisão foi anunciada em dezembro do ano passado e promete trazer 'mais segurança aos motoristas', com novas características no documento, tais como uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa a luz ultravioleta, como forma de dificultar falsificações.

A CNH emitida anteriormente segue válida, mas se o motorista quiser ter o novo documento, terá de solicitar segunda via, com pagamento de taxas de serviço.

Mudanças - Outra alteração é a cor da CNH, que traz predominantemente as cores verde e amarelo, e a assinatura do motorista também muda de lugar, ficando abaixo da foto.

As categorias para as quais cada motorista está habilitado ficará marcada por desenhos de veículos, já a indicação de CNH temporária ou definitiva será indicada no canto superior direito pela letra P ou D, respectivamente.

O quadro de observações, que indica eventuais restrições médicas e se o condutor exerce atividade remunerada, ficará logo abaixo da tabela de categorias.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE