Reinaldo anuncia área livre da aftosa em MS a partir de 2023 e vacinação do rebanho deste ano é a última

Estado concluiu última etapa em novembro do ano passado

| MIDIAMAX/RENAN NUCCI


MS está livre da aftosa

Durante a Expozebu 2022 realizada neste sábado (30), em Uberaba (MG), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento concedeu a Mato Grosso do Sul o status de área livre da febre aftosa, sem vacinação, a partir de 2023. 

Por meio de um trabalho da Iagro (Agência de Vigilância Sanitária Animal e Vegetal) e Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), o estado deve concluir a vacinação em novembro deste ano, sendo esta a última etapa para obter o reconhecimento, conforme levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa).

Ou seja, a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. 

MS sem aftosa

Para o governador Reinaldo Azambuja, isso é resultado de um trabalho que vem sendo realizado há anos pelo Governo do Estado, com investimentos em infraestrutura, tecnologia, capacitação dos servidores e ações sanitárias eficientes e rígidas. 

“Isso aumenta muito a competitividade dos nossos produtos da agropecuária, vai trazer um novo perfil da agropecuária de Mato Grosso do Sul, nossos produtos serão mais valorizados lá fora, aquilo que é produzido aqui terá um valor agregado e toda a sociedade ganha com isso', afirmou.

“Hoje, nosso trabalho de fiscalização e prevenção, realizado por meio da Iagro, encontra-se em outro patamar. Instituímos um Fundo público e um fundo privado para as ações de combate e prevenção à doença, vamos realizar concurso público para contratação de novos profissionais, renovamos toda a frota de veículos utilizados na fiscalização e, por fim, publicamos há poucos dias o nosso programa de vigilância na fronteira, que é o Lobo Guará', comentou o secretário Jaime Verruck, da Semagro.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE