Guarda procura a polícia em MS e diz ter sofrido preconceito racial de secretário de infraestrutura

Ele alega ter pedido um documento para ser dispensado do serviço em prédio da secretaria

| MIDIAMAX/DANIELLE ERROBIDARTE


(Foto: Divulgação/ Prefeitura Porto Murtinho)

Guarda municipal da cidade de Porto Murtinho, distante 454 quilômetros da Capital, registrou boletim de ocorrência contra o secretário municipal de infraestrutura por injúria racial, neste sábado (15). Ele alega ter sido dispensado do serviço e, ao pedir um documento que o liberasse, teria ouvido do secretário que 'se veste mal' e 'é preto'.

Conforme informações do boletim de ocorrência, o guarda municipal afirmou que estava de serviço no prédio da garagem da Secretaria Municipal de Infraestrutura, quando foi informado pelo chefe da guarda de que seria dispensado e substituído por um colega. Ele teria questionado o motivo e pedido um documento por escrito, mas não foi atendido.

O guarda disse ter ligado para o setor jurídico e para o secretário municipal de governo, mas, sem êxito, decidiu ligar para o secretário municipal de infraestrutura. Por telefone, ele teria dito ao guardar 'você não pode trabalhar lá [na garagem] porque você se veste mal, é preto e não tem condições de trabalhar com você. Quem manda aqui sou eu e eu não gosto de você (sic)'.

O guarda ainda afirmou na delegacia ter procurado pessoalmente o secretário, e este teria dito novamente - na frente de outros três funcionários - 'eu não vou dar papel nenhum, eu que mando aqui, você não vai trabalhar aqui e pronto (sic)'. O caso foi registrado como injúria na utilização de elementos referentes à raça e cor, na delegacia da cidade.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Prefeitura de Porto Murtinho, que relatou em nota que os fatos serão analisados na segunda-feira (17). No entanto, o relato do secretário municipal de Infraestrutura é de que ele “apenas informou ao chefe da guarda patrimonial, por meio da Comunicação Interna número 042/2022, que não necessitaria de guarda na garagem da secretaria até as 17 horas, em razão de expediente interno no local'.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE