Receita de Pudim de Tapioca granulada com leite condensado

Confira como preparar essa sobremesa inusitada e deliciosa abaixo

| MIDIAMAX/CARLOS YUKIO


Gosta de pudim? E de tapioca? Já pensou em preparar essa combinação inusitada e muito gostosa para inovar na sobremesa? Esse pudim cremoso nada mais é do que a combinação de tapioca granulada com leite de coco e os ingredientes tradicionais do pudim de leite: leite condensado, ovos e leite.

Não deixe de preparar esta deliciosa receita de pudim de tapioca granulada com leite condensado, também chamado de bolo de tapioca. A receita fácil e econômica demora 2h 30min e rende até 4 porções. Confira:

Comece por hidratar a tapioca: em um recipiente, despeje a tapioca granulada, o leite de coco e uma xícara de leite. Mexa bem e deixe descansar de 30 a 40 minutos. Para fazer o caramelo do pudim basta adicionar uma xícara de açúcar em uma forma de pudim (com um furo no meio) e deixar derreter em fogo baixo. Cuidado para não queimar o caramelo.

Batata gratinada com creme de leite e parmesão fácil e rápida

Receita de Brownie de Matcha com Chocolate Branco

Receita de Rosca de Natal de liquidificador fácil e prática

Receita prática de Torta Portuguesa de liquidificador

Agora junte a tapioca hidratada com meia xícara de leite, 3 ovos e a caixa de leite condensado. Bata até ficar homogêneo. Para o cozimento do pudim você poderá optar por duas formas: banho maria na panela (feito na boca do fogão) ou banho maria no forno. Eu fiz em uma panela, pois além de mais prático, o cozimento é mais rápido.

Para fazer banho maria na panela basta acrescentar um dedo de água na panela (ou até cobrir o fundo) com uma colher de chá de vinagre para não escurecer a panela. Agora é só ajeitar a fôrma de pudim dentro da panela.

Despeje a mistura do pudim na forma caramelada, tampe a panela e deixe cozinhar no fogo por 30 minutos. Para saber se o pudim está pronto, pois o tempo pode variar de acordo com a chama do seu fogão, faça o teste da faca: enfie a faca no pudim e se sair limpa, seu pudim estará pronto!

O modo de preparo no forno é mais demorado: coloque em uma assadeira água quente, ajeite a forma com a mistura de pudim tampada com papel alumínio nessa forma e deixe no forno por cerca de 1 hora temperatura 180ºC.

Deixe o pudim ou bolo de tapioca granulada esfriar por, pelo menos, uma hora após o término do cozimento. Depois, leve-o para a geladeira e deixe por, no mínimo 2 horas, e desenforme. Para aproveitar o caramelo que ficar grudado no fundo da fôrma após desenformar, acrescente meia xícara de água e deixar ferver até virar uma calda. Está pronto!



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE