Coluna do Pigosso: Outubro Rosa, em defesa da mulher!

| ADEMIR PIGOSSO


Ademir Pigosso (Colunista)

OUTUBRO ROSA, EM DEFESA DA MULHER

O mês de outubro é dedicado a prevenção do câncer de mama, esse movimento se tornou conhecido e comemorado mundialmente. Ele tem como objetivo central chamar a atenção das mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce.

É uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Existem diferentes tipos de câncer, porém a maioria deles diagnosticados e trados são passíveis de cura.

Ele não é uma exclusividade da mulher, podendo ocorrer em menor grau ao sexo masculino. Em ambos os casos, o Sistema Único de Saúde oferece o tratamento.

Uma boa parte desse mal poderá serem evitados com hábitos saudáveis, dentre eles destacamos, sendo a prática de exercícios físicos, manter o peso corporal, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar seu bebê e não fumar.

Quanto ao seu tratamento depende da fase em que ele se encontra e também do tipo de tumor. Dependerá do diagnóstico que o profissional indicará, podendo ser a cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica.

Aqui em Ivinhema temos a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que é uma entidade que tem se dedicado muito ao trabalho de conscientização e prevenção, tanto na área de palestras, atendimento psicológico para pacientes e acompanhantes, ultrassons tanto de mama e também vaginal. Oferece entre outras coisas oficina terapêutica e uma parceria com profissional de saúde de nossa cidade, onde a mesma efetua com valores mais acessíveis. 

De janeiro a outubro foram realizadas cento e noventa e um exame de mamografia e trinta e nove em parceria com a doutora Vanessa.

Toda mulher deve fazer o seu exame, podendo ser em casa mesmo, e ao perceber qualquer alteração deve procurar um médico.

A Rede está presente em Ivinhema dede 2011, e tem como responsável a Lúcia, seu endereço rua André Molina, número 38, bairro Piravevê, com o fone 9 9880 2428, e na recepção a Renata e Elaine.

A Força da Mulher Ivinhemense a Favor da Vida.

(Ademir Pigosso)

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do site.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE