Comissão define grupo responsável pela construção da Rota Bioceânica

| JHEFFERSON GAMARRA / CAMPO GRANDE NEWS


Projeto da ponte que ligará Porto Murtinho ao distrito do País vizinho (Foto: Divulgação)

Comissão Mista Brasil-Paraguai definiu nesta sexta-feira (24), através de edital de Licitação Pública Internacional, a contratação da empresa que vai construir a ponte da Rota Bioceânica sobre o rio Paraguai que ligará as cidades de Porto Murtinho e Carmelo Peralta no Paraguai, principal ligação do projeto.

A estrutura terá um comprimento de 680 metros, com 380 metros de luz livre, 22 metros de altura, duas torres com 100 metros de altura, viadutos de 150 metros em ambos os lados e pilares de luz a cada 30 metros. A estrutura terá duas pistas de rolagem de veículos de passeio e caminhões, com 12,5m de largura, além de duas passagens nas laterais, com 2,5m cada uma, para o trânsito de pedestres e ciclistas.

O grupo responsável pela obras será o consórcio Paraguai-Brasil, composto pelas empresas Tecnoedill Constructora S.A, Cidade Ltda e Paulitec Construções. O valor contratado é de 89,5 milhõe de dólares, quase R$ 478 milhões se convertidos na cotação atual, que serão pagos pela Itaipu Binacional.

'Para nós é uma alegria ver esse projeto se tornando realidade. Sonho antigo dos brasileiros e paraguaios, a construção dessa ponte vai definitivamente integrar nossos países, diminuindo distâncias para nossas exportações e importações, tanto brasileiras quanto paraguaias e também da Argentina e do Chile', destacou o governador Reinaldo Azambuja.

A empresa terá prazo de 1080 dias para execução da obra assim que os processos legais foram concluídos. A expectativa é de lançar a pedra fundamental, dando inicio as obras ainda em 2021.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE