Em MS, cidade está há mais de 60 dias sem casos de covid-19 após vacinação

Várias cidades do interior do Estado estão sem novos registros há dias

| MIDIAMAX


Foto: Henrique Arakaki/Midiamax

A cidade de Caracol, a quase 400 quilômetros de Campo Grande, está há mais de 60 dias sem registrar casos novos de Covid-19. A cidade, que participou de estudo com vacinas contra a Covid-19 na faixa de fronteira, está com a vacinação avançada.

A Secretária de Saúde de Caracol, Rosineia Gomes de Assis, ressalta a atuação conjunta da SES (Secretaria Estadual de Saúde) e Cosems/MS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde). “É uma vitória, resultado de trabalho árduo, graças aos esforços conjuntos do COSEMS e da SES fomos contemplados com o estudo da faixa de fronteira. Como grande parte da população está imunizada estamos focados na vacinação dos adolescentes e a terceira dose dos idosos, e sempre chamamos quem ainda não foi, independentemente da idade', explica a secretária.

Outros municípios do Estado também está há vários dias sem novos registros da doença. Os municípios de Figuierão, Juti, Jaraguari e Novo Horizonte do Sul estão há mais de 30 dias sem novos casos e Antônio João há mais de 20 dias.

O presidente da Cosems/MS, Rogério Leite, destaca que os números representam vidas. “Estamos em constante construção, todos os municípios e o Estado, com o Dr. Geraldo Resende, às vezes há choques de ideias, pois apesar de estarmos dentro do mesmo Estado cada cidade possui sua peculiaridade, mas com diálogo e respeito seguimos juntos com o mesmo propósito', afirma.

“Na semana passada, por exemplo, servidores de Amambaí tiveram que andar 250 km para aplicar a segunda dose, um município pequeno, com poucos vacinadores. Mas uma coisa é certa, todos estão empenhados, e o resultado é esse, MS liderando o cenário nacional, e inúmeros municípios sem novos casos', complementa Rogério.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro 93,87% da população acima de 18 anos e grupos prioritários já receberam a primeira dose ou dose única, sendo que 71,14% já estão imunizados (receberam as duas dose ou dose única.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE