Coluna do Pigosso: Bíblia

| ADEMIR PIGOSSO


Ademir Pigosso (Colunista)

BÍBLIA

Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16).

A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Também chamada como Carta de Deus, onde Ele revela o seu rosto e seu plano de amor a humanidade.

Certamente nos deparamos com um livro grande, e logo ficamos desencorajado a iniciar uma leitura. Numa grande maioria preferimos textos pequenos. Veja a Bíblia é composta por duas partes distintas, o Antigo Testamento e o Novo Testamento.

Nela conta a história do povo de Deus e sua caminhada, desde o início do povo, com o pai Abrãao, passando pelos profetas, a vinda do Messias e até a morte do último discípulo. A palavra de Deus demorou em torno de dois milênios para ser escrita. Bem mais que uma história ele é portador de uma mensagem libertadora.

Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria.

Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus.

“Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia: (Congregação do Verbo Divino)

• 1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
• 2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos…;
• 3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
• 4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
• 5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
• 6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
• 7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!

Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida”.

(Ademir Pigosso)

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site AconteceuMS



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE