TSE nega recurso e Bandeirantes está próxima de ter nova eleição

| ADRIEL MATTOS / CAMPO GRANDE NEWS


Prefeito reeleito sub judice teve mandato cassado após operação do Gaeco. (Foto: Reprodução/Facebook)

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) rejeitou recurso especial do prefeito reeleito sub judice de Bandeirantes, Álvaro Urt (DEM), e manteve indeferida sua candidatura nas eleições municipais de 2020. Essa foi a segunda derrota do democrata na corte.

Ele teve o mandato cassado em setembro de 2020 e a candidatura à reeleição indeferida. O recurso teve o julgamento iniciado em março. O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou contra o pedido da defesa.

Acompanharam o voto os ministros Edson Fachin e Luís Felipe Salomão. O recurso teve a análise interrompida após Tarcísio Vieira de Carvalho Neto pediu vistas, ou seja, mais tempo para analisar os autos do processo.

Porém, Carvalho Neto deixou a corte em maio, sendo substituído pelo ministro Carlos Horbach. O novo ministro foi o único voto divergente. Acompanharam o relator os ministros Sérgio Banhos e Mauro Campbell Marques.

O julgamento foi em plenário virtual e durou uma semana. Urt já tentou na Justiça estadual reverter a cassação, mas não obteve sucesso.

Histórico - Urt teve o mandato cassado pela Câmara Municipal após ser alvo da Operação Sucata Preciosa, do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado), que investiga emissão de notas fiscais frias no serviço de manutenção da frota de veículos da prefeitura.

Mesmo com a candidatura indeferida, ele foi reeleito, mas não tomou posse. Eleito presidente da Câmara, o vereador Gustavo Sprotte (DEM) assumiu a chefia do Executivo Municipal.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE