IVINHEMA: Restauração de pintura sacra no altar da Igreja Matriz é finalizada (SAIBA O QUE SIGNIFICA)

| REDACAO ACONTECEUMS


Arte Sacra Igreja Matriz São Paulo Apóstolo

No ano de 2009, a Igreja Matriz da Paróquia São Paulo Apóstolo em Ivinhema, recebeu uma importante mudança estética internamente que até hoje chama atenção aos fiéis e visitantes. Foi a pintura sacra na parede do altar que tem aproximadamente 79 metros quadrados.

Com o passar do tempo, e devido problema estrutural do telhado que causou goteiras, a pintura precisou passar por uma restauração nestes últimos dias. O artista plástico e sacro, Marcilio Soares, retornou à cidade depois de 12 anos para deixar a imagem como se estivesse nova mais uma vez.

Marcilio, que teve na pintura de Ivinhema uma de suas primeiras realizadas profissionalmente, hoje é vencedor de 96 prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o 22º Salão de Artes Sacras Brasileiras, no Rio de Janeiro. Ele ainda possui formação em Restauração e Conservação de Patrimônios Históricos e realizou serviços, não só no Brasil mas em vários países.

Na manhã de hoje (26), o artista concedeu entrevista ao programa Bom Dia Ivinhema na rádio Itapoã FM 104.9 e falou a respeito da pintura e restauração, sendo que em 2009 já trabalhava com pinturas, realizando algumas na cidade de Nova Andradina, quando em uma visita à cidade o Pe. Moacir, pároco de Ivinhema na época, lhe convidou para fazer este trabalho em Ivinhema.

“Sobre o painel da Igreja Matriz, para chegar na arte e no significado, primeiro procurei conhecer o padroeiro da cidade e da paróquia, a história de São Paulo Apóstolo, para poder colocar uma cena dele. O padroeiro nunca pode estar no centro, pois o centro pertence a Jesus. Um cristo vivo e alegre. Com isso na lateral há a imagem da conversão de Paulo, na época era Saulo ainda, e o anjo segura uma faixa na mão retratando esta conversão”, disse Marcilio.

O artista também falou sobre o restante da obra: “Do outro lado há ascensão de Nossa Senhora aos céus. Tem todo os tons da roupa significativos, como o manto branco que é a pureza e o azul representa o próprio céu. As 12 estrelas em cima da cabeça são os 12 apóstolos e as rosas representam o incenso, o perfume da oração. A cobra em que ela pisa é o mal que ela destrói, sendo o globo terrestre representando toda terra, inclusive com o Brasil em destaque. Os anjinhos nus significam a pureza, que não existe malícia. No centro está Cristo ressuscitado, com todas as chagas, nas mãos, nas testas e pés. Ele de braços abertos, alegre e acolhedor. As 6 colunas representam toda a igreja, os monumentos da força da igreja e o céu e as nuvens é o caminho que todos nós um dia temos a intenção de chegar”, explicou.

O pároco, Pe. Edielson Bonin, comentou sobre a restauração que durou cerca de 3 (três) dias: “O nosso objetivo é manter viva a tradição, por meio do resgate de memórias. O Belo nos transmite paz. Assim como a pintura que tem a missão de nos aproximar das realidades do céu. É de fato o maior atributo. Essa restauração mantém viva a espiritualidade de nossos paroquianos, que colecionam momentos em torno da arte, como os sacramentos”.

Veja mais informações neste vídeo transmitido pela rádio Itapoã FM clicando aqui.

Durante a restauração
Ascensão de Paulo
Ascensão de Paulo
Antes da restauração
Antes da restauração


Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE