Com menos líquido no frasco, Três Lagoas perdeu 661 doses da vacina contra a Covid-19

Frascos que deveriam render dez doses alcançavam apenas oito

| MIDIAMAX


Imunização contra o coronavírus, ilustrativa - (Foto: Leonardo de França / Jornal Midiamax)

Em Três Lagoas, o fenômeno da perda de doses se refere a um número menor de doses que deviriam vir em um frasco. Desse modo, a perda técnica alcançou 661 doses. Conforme a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) o fato foi percebido, principalmente, no início da campanha com frascos da marca Coronavac e alguns da Pfizer.

Desse modo, frascos que deveriam render, por exemplo os da Coronavac, 10 doses, rendiam apenas 08, ou seja, essas 02 doses faltantes entram no Sistema Mais Saúde MS, como “doses perdidas'.

Foi exatamente por isso que a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a pedido dos municípios de MS, abriu o campo “Perda de Doses', para fazer a correção e diminuir a discrepância entre o número de doses enviadas do total de aplicadas pelas Secretarias Municipais de Saúde.

Segundo a secretária municipal de Saúde de Três Lagoas, Elaine Fúrio, “uma dose perdida não significa que o frasco quebrou ou não pode ser aplicada por erro técnico local ou outro fator humano, mas sim, pela questão de um frasco ter sido envasado na fábrica com menos doses do que o indicado pelo laboratório'.

A SES explicou que os municípios devem reportar à pasta e ao Ministério da Saúde o destino das vacinas, independente de aplicação ou perda. Além disso, enfatizou a responsabilidade de cada uma das 79 cidades de Mato Grosso do Sul de informar no sistema a perda das doses.

Porém, alguns municípios têm sistemas próprios de registros das aplicações das doses e esses ainda não contam com o campo de “Doses Perdidas', desse modo, o sistema da SES não coleta esse dado e deixa o campo zerado. Porém, isso está sendo revisto pela pasta e deve ser corrigido em breve.

De acordo com o Sistema Mais Saúde MS, Três Lagoas teve uma perda técnica de 661 doses, ou seja, esse é o total de doses que deveriam ter vindo nos lotes enviados pelo Ministério da Saúde, por meio da SES, mas foi verificado que alguns frascos tinham doses a menos.

Atualmente, a Cidade já aplicou 66.942 doses de vacina, sendo que dessas, 48.108 são Dose 1, 16.485 Dose 2 e 2.353 Dose Única, o que representa um percentual de vacinados (apenas 1 dose) de 40,93% e de imunizados (2 doses ou dose única) de 15,28%.

Ainda sobre doses, Três Lagoas recebeu, já contando com a remessa recebida nesta segunda-feira (05/07), 73.740 doses, sendo que dessas, 50.991foram destinadas para Dose 1, 18.844 para Dose 2 e 3.905 para Dose Única.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE