Com doses da CoronaVac, Pfizer e Janssen, Batayporã inclui adolescentes com comorbidades e pessoas de 43 anos na vacinação

Estratégia da semana também irá vacinar gestantes, puérperas, lactantes com crianças de até 24 meses e trabalhadores industriais

| NOVANEWS/ANA CARLA BARBOSA


A partir desta sexta-feira (25), a Secretaria Municipal de Saúde de Batayporã amplia o público incluído na vacinação contra Covid-19. O município recebeu 150 doses do imunizante da Pfizer, 95 da CoronaVac e 75 doses da Janssen. Com a remessa, serão vacinados adolescentes de 12 a 18 anos com comorbidades, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias de pós-parto), lactantes com crianças de até dois anos, trabalhadores industriais e pessoas de 43 anos. Os grupos devem comparecer ao Centro de Vacinação na Feira do Produtor, das 13h às 16h conforme o agendamento prioritário.

Das 13h às 13h30 serão atendidos os adolescentes com comorbidades portando laudo médico, gestantes, puérperas e lactantes. Depois desse horário, é a vez das pessoas com 43 anos e trabalhadores industriais. “Nós organizamos a estratégia com o apoio dos agentes comunitários de saúde, que já estão convocando a população', explicou a enfermeira coordenadora da imunização, Ângela Rocha. Há ainda uma equipe que fará a vacinação entre os funcionários da Usina Laguna devido à dificuldade de deslocamento durante o expediente.

Os imunizantes serão administrados conforme as indicações do Ministério da Saúde para cada público. “Isso é muito importante. As pessoas não devem escolher as vacinas. É necessário ser imunizado o quanto antes com as vacinas disponíveis na vez. A espera por vacinas diferentes custa muito caro: o risco de se contaminar com formas graves da doença e contaminar outras pessoas. Além disso, quando a população não comparece para ser vacinada, há um atraso da estratégia. Isso é prejudicial para todos', enfatizou a coordenadora.

Segundo o Vacinômetro da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS), Batayporã já imunizou com as primeira e segunda doses (D1 e D2) 14,48% da população geral. No total, foram aplicadas 4.667 D1 e 1.643 D2. O município desponta entre as melhores marcas de aproveitamento de doses, com o índice de 113,22% de D1 aplicadas em relação às doses recebidas.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE