O CARCA, Centro de Apoio e Reintegração da Criança e Adolescente, foi fundado em 27 de novembro de 1996, pelo Padre Alberto Wiese, em parceria com o Movimento de Cursilho de Cristandade da Igreja Católica, com a participação do promotor de justiça Dr. Luiz Alberto Safraider.
O objetivo da entidade é de atender as crianças e adolescentes do município em situação de risco, vulnerabilidade, trabalho infantil e filhos de famílias de baixa renda.
A missão da entidade é trabalhar pela efetivação dos direitos e a proteção da criança e do adolescente, dando ênfase no direito a educação, liberdade de brincar e convivência familiar e comunitária.
Os diretores e funcionários realizam um trabalho sério e responsável, buscando sempre que a criança e o adolescente atinjam seu pleno potencial, transformando-os em cidadãos éticos, íntegros e moralmente corretos.
Ética, transparência, responsabilidade, integridade, comprometimento, respeito à diversidade, autonomia e solidariedade, são os principais valores ensinados as crianças e adolescentes que frequentam a entidade.
A entidade é uma aliada da família no desenvolvimento de cidadãos mais preparados para a vida. Realiza frequentemente atividades preventivas contra riscos sociais, como: marginalidade, violência e exploração sexual, drogas, evasão escolar e exploração do trabalho infantil.
São desenvolvidas atividades esportivas, culturais, pedagógicas, capacitando-os para o desenvolvimento físico, social e psicológico, independente de raça, cor, credo ou sexo.
As crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, selecionados dentro do critério de vulnerabilidade social, frequentam o CARCA gratuitamente, no contra turno escolar, recebendo alimentação, uniformes e materiais para desenvolver as atividades propostas.
É desenvolvido também reuniões e palestras para os pais das comunidades atendidas, com o objetivo de oferecer informações e orientações sobre o comportamento na infância e adolescência.
Nesse ano a meta para atendimento era de 150, mas foram realizadas 180 matrículas entre crianças e adolescentes.