Suspeito é surpreendido pela PMA tentando pegar filhotes de papagaios em ninho
| PMA
Policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) surpreenderam na sexta-feira (20), um suspeito de tráfico de animais tentando pegar filhotes de papagaios em um ninho, em Jateí. O ninho está em uma árvore que fica em uma área de reserva. O infrator chegou em uma motocicleta e ao tentar pegar os filhotes, viu os policiais e conseguiu fugir por um canavial, não sendo localizado.
Conforme a corporação, desde o dia 12 de setembro a PMA reforça a fiscalização de combate ao tráfico de animais porquê de agosto a dezembro é o período reprodutivo dos papagaios. Nestes meses, traficantes se aproveitam da situação e tentam levar papagaios para outros estados.
É a “Operação Bocaiúva”, que envolve 43 policiais e fiscais do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). O objetivo é evitar a retirada dos filhotes dos ninhos. Pois, uma vez que saem do processo natural de desenvolvimento, pode ocorrer problemas à natureza e os custos econômicos, para cuidar dos animais até a reintrodução envolvem muito dinheiro público.
Enquanto as equipes se distribuem em fazendas e bloqueios, os outros órgãos de segurança, como, Unidades da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal, principalmente da região com maior índice do tráfico, foram alertados para atentarem para o problema neste período.
O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira atividade criminosa mais rentável, perdendo apenas para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. Porém, em Mato Grosso do Sul, o problema se resume quase que especificamente ao papagaio.