Coluna do Pigosso: Chuva

| ADEMIR PIGOSSO


Ademir Pigosso (Colunista)

CHUVA

“Alguns pressentem a chuva; outros contentam-se em molhar-se”.
(Henry Miller)

O município de Ivinhema-MS vem passando por um período de forte estiagem. Já são mais de sessenta dias sem chuva, talvez seria a hora de pensarmos de quem é a culpa?

De Deus?

Dos homens?

Não é de Deus, pois ele quer que tenhamos vida, vida em abundância, pois tudo criou e deixou de presente para o homem e a mulher cuidar. Quanto ao homee, cabe nos questionar suas atitudes, ações e atos.

É verdade que precisamos de espaço para plantar, criar, cultivar e morar. Podemos sim conviver com o meio ambiente de forma harmoniosa, onde uma das ações poderá ser a trocar de culturas, cultivos, correção do solo para uma produção mais rentável, levando em questão que as ações mal planejadas, serão cobradas.

O nosso município possui um fragmento de mata atlântica, único no Vale do Ivinhema, e um dos três remanescentes estado. Ali é uma área de quase dois alqueires, com uma variedade de espécies arbóreas. Esse fragmento foi idealizado pelo colonizador, deixando árvores que são mais velhas que nossa própria emancipação.

Uma árvore de porte médio, emite por dia cerca de 300 litros de água na atmosfera, possibilitando assim uma melhor respiração e bem estar. Hoje esse espaço está tão bem cuidado que vem arrancando elogios dos moradores e de pessoas que passam por aqui. A administração do local é feita pela ONG IVIBIO, que é uma entidade sem fins lucrativos, e que tem uma cedência de 20 anos, assegurada por lei.

A necessidade de manter e aumentar o número de árvores em nosso município é e será de extrema importância, pois com aumento, teremos melhor qualidade de vida. Sabemos que a falta de chuva está relacionada direto com a falta de vegetação em nosso ambiente, ao qual defendemos.

Pense nisso...

(Ademir Pigosso)

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site AconteceuMS



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE