Bombeiros do DF devem chegar na quinta para reforçar combate aos incêndios em Mato Grosso do Sul
Militares ficarão em uma base em Aquidauana que foi definida pelo Corpo de Bombeiros por causa de uma questão de logística.
| G1 / G1 MS
Está previsto para chegar na quinta-feira (19) reforço no combate às queimadas em Mato Grosso do Sul. São 34 bombeiros do Distrito Federal (DF), especializados em combate à incêndios florestais.
Além dos bombeiros, o estado também receberá apoio de um avião com capacidade de 5 horas de voo e 3.100 litro de água, um ônibus e quatro caminhões.
Os militares ficarão em uma base em Aquidauana que foi definida pelo Corpo de Bombeiros por causa de uma questão de logística. Quando decretou no dia 11 de setembro situação de emergência, o governo do estado pediu ajuda.
O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em razão do grande número de queimadas no estado, principalmente, na região do Pantanal.
Com o decreto, o governo do estado pode comprar produtos e contratar serviços para o combate às queimadas sem licitação, além de se habilitar para receber auxílio do governo federal em termos de recursos, máquinas e equipamentos, até mesmo das organizações militares.
Por conta dos incêndios, animais foram flagrados fugindo para sobreviverem. Na terça-feira (10), um grupo de macaquinhos foi flagrado fugindo das chamas às margens da BR-262, em Corumbá, região do Pantanal sul-mato-grossense. De acordo com o empresário Bruno Girotto, responsável pelas imagens, cerca de 30 animais atravessaram a rodovia em busca de um local seguro e longe do fogo.
Um gavião da espécie Heterospizias meridionalis, conhecido como gavião "fumaça ou caboclo", foi flagrado espreitando a área de um incêndio em uma mata em Aquidauana, a 140 km de Campo Grande. De acordo com biólogo Luiz Felipe Mendes, a ave aproveita a fumaça das queimadas para fazer voos rasantes e atacar presas que fogem dos incêndios.