Pichações nos muros de Campo Grande também falam de amor

Pichadores desafiam a lei para pichar mensagens românticas nos muros da cidade

| BáRBARA CAVALCANTI / CAMPO GRANDE NEWS


Alguém se declarou para uma Carol por meio de pichação no Jardim Panamá. (Foto: Bárbara Cavalcanti)

Elas estão espalhadas por vários cantos da cidade. São pichações em várias esquinas de prédios, abandonados ou não, e é fácil passar na correiria do dia-a-dia sem nem reparar ou pensar muito à respeito. Na maioria, são apenas códigos e letras que apenas os pichadores entendem. Mas há também mensagens escritas de maneira legível para que o recado fique claro. E alguns pichos desafiam a lei para falar até de amor.

Quem passar de carro pelo Santa Fé, vai encontrar o pedido: “Me beija'. Esse picho está quase escondido entre os paisagismo da construção e quem passa muito rápido de carro ou anda distraído pela rua pode até nem reparar. Por quem a pessoa que escreveu o recado quer ser beijada não tem como saber, mas ele está ali registrado no muro para todo mundo ver.

As reações das pessoas às mensagens variam. Na esquina da casa da aposentada Neicy Aparecida Neves Mendes, no bairro Jardim Panamá, está pichada uma declaração de amor: “Te amo Carol'. De acordo com Neicy, a mensagem já está lá há pelo menos mais de um ano, que foi quando ela se mudou para aquela localização. Mas a reação à declaração por parte da dona do muro é de indiferença ao conteúdo da mensagem. “Eu não vou pintar por cima porque a casa é alugada, então cabe ao dono decidir o que fazer. Eu mesma não me importo muito não', comenta.

Na Avenida Julio de Castilhos, também na região do Jardim Panamá, está pichado no alto de uma loja o elogio: “Mulher, vcs são lindas'. A vendedora Lucyanne Rodrigues Monteiro até que achou bacana a mensagem, mas ainda sim não vê porque pichar o muro. “Eu conversei com minha amiga esses dias sobre isso. Como será que eles subiram ali em cima? Achei até legal, mas acho que tem outras formas de transmitir a mensagem', explica.

Já a autônoma Caroline Higa gosta das mensagens. “Eu não gosto daqueles garranchos. Mas sempre reparo e gosto das que são divertidas e das românticas. Quando era mais nova inclusive até anotava para depois pesquisar se tinha algum significado'.

O grafiteiro e artista urbano Muriel Curvex ganha a vida fazendo desenhos em grafite e explica a diferença entre as duas coisas. “Grafite e pichação é a mesma coisa, só teve uma evolução estética, mas a intenção é a mesma. É passar uma mensagem'. Ele também reforça que ao grafite é para causar reflexão.

No Jardim dos Estados está registrado um trecho da música “Estive', do grupo Vanguart. A música, dependendo da interpretação, pode ser uma canção de amor, mas o próprio autor da letra, o músico Hélio Flanders, é famoso por falar em suas redes sociais que deseja que as pessoas sintam suas músicas, além de querer saber a intenção dele quando escreveu.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE