Idosos enfrentam fila e chuva para não perder retomada da vacinação em Campo Grande

Doses encaminhadas na noite de ontem começaram a ser aplicadas às 13h desta sexta-feira

| TAINá JARA E ALETHEYA ALVES / CAMPO GRANDE NEWS


Exército foi convocado para auxiliar na vacinação contra a covid-19, realizada embaixo de chuva no Parque Airton Senna (Foto: Paulo Francis)

Nem chuva e nem fila impediram idosos de procurarem os postos drive-thru, onde a vacinação contra a covid-19 foi retomada nesta sexta-feira, após quase uma semana de suspensão, em Campo Grande. No Parque Airton Senna, no Aero Rancho, minutos antes da hora marcada, a fila virava a quadra, enquanto no Albano Franco, no Carandá Bosque, os carros aguardavam até a entrada do Parque dos Poderes.

Mesmo depois do início da vacinação, a fila de carros podia ser vista em volta do Parque Ayrton Senna, fazendo volta na Rua Ezequiel Ferreira Lima e na Avenida Thyrson de Almeida. A espera, no entanto, foi menor dos problemas quem precisou tomar a vacinas, já que choveu no local no início da tarde.

De bicicleta elétrica, Belizário de Souza Alves, 76 anos, se molhou minutos antes de entrar em um dos boxes instalados para vacinação. Ele chegou ao local por volta das 12h para tomar a segunda dose do imunizante, quando havia, pelos seus cálculos, cerca de 40 pessoas na sua frente. “Foi rápido até. O problema foi a chuva mesmo. Mas agora que vacinei, estou tranquilo', relatou.

A imunização completa contra a covid-19 também foi o objetivo da Aura Enes, 76 anos. “Chegamos cedo e agora estamos já indo embora com tudo tranquilo. Não enfrentamos uma fila muito longa', relatou.

Enfrentar a fila por alguns minutos é apenas um mero detalhe para Cercírio Pereira, 75 anos, quando o objetivo é ficar imunizado após mais de um ano de espera. “A gente nem liga para fila. Acho que vai umas duas horas até conseguir vacinar. Mas não dá nada não. Conseguindo vacinar é o que importa e já estamos no caminho. É só esperar mesmo', afirmou.

Equipes do Exército foram solicitadas para auxiliar na organização e dar mais agilidade na vacinação.

No Centro de Convenções Albano Franco, na Avenida Mato Grosso, a fila que se formou antes das 13h era de mais de um quilômetro e chegava até a entrada do Parque dos Poderes. O portão do drive abriu pontualmente às 13h.

Suspensa - A vacinação contra covid-19 na Capital foi retomada, depois da paralisação por quase uma semana por falta de insumo. O atendimento será feito aos idosos com 61 anos completos e aplicação da 2ª dose da Coronavac/Sinovac para quem perdeu a data ou tem retorno agendado até dia 16 de abril.

O atendimento será realizado em 48 unidades de saúde, das 13h às 17h, e nos drives Ayrton Senna e Albano Franco, além do Centro de Vacinação Guanandizão, em horário estendido, das 13h às 22h.

Neste 13º lote, Mato Grosso do Sul recebeu 77,9 mil doses dos imunizantes, sendo 31,4 mil doses de Coronavac/Sinovac e 46,5 mil doses da Oxford/AstraZeneca. O Estado recebeu o 1º lote com 158,7 mil doses da vacina Coronavac em 18 de janeiro. De mais de 2,8 milhões de pessoas, 14,41% recebeu a vacina.

Segundo dados de boletim epidemiológico divulgado hoje (16), Mato Grosso do Sul já acumula mais de 235 mil casos de covid-19, desde o início da pandemia, e o vírus foi responsável pela morte de 5.099 pessoas. A Capital responde por cerca de 40% dos casos. São 90.869 confirmações e 2.199 óbitos.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE