Em fevereiro, comércio de Mato Grosso do Sul cresceu 1,9%, aponta IBGE

É o segundo crescimento após acentuada queda registrada em dezembro de 2020

| CLAYTON NEVES / CAMPO GRANDE NEWS


Anúncio de oferta em loja de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

Pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira (13) aponta que o comércio em Mato Grosso do Sul cresceu 1,9% em fevereiro. O levantamento analisa comportamento da receita bruta de revenda em empresas formais, com 20 ou mais pessoas, que tenham como principal atividade o varejo.

Dados do IBGE revelam que este é o segundo aumento percentual na série com ajuste sazonal depois da acentuada queda registrada em dezembro de 2020, quando o Estado apresentou índice de -6,6% no volume de vendas e receita. Em janeiro o crescimento foi de 0,5%.

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista teve aumento de 0,7% frente a fevereiro de 2020, acumulando no ano um aumento de 0,9%. Já o acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,2%, reduzindo o ritmo em comparação com o mês de janeiro, onde o índice foi de 4,5%.

Em comparação com o restante do País, Mato Grosso do Sul teve o oitavo melhor resultado de 10 estados com saldo positivo. Os três melhores resultados foram do Amazonas (14,2%), Rondônia (11,5%) e Piauí (8,3%) se destacaram

positivamente. Por outro lado, Acre (-12,9%), Tocantins (-4,4%) e Distrito Federal (-2,1%) tiveram as maiores quedas.

Já no comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, o volume de vendas teve crescimento de 2,2% na passagem de janeiro para fevereiro, após ter registrado dois meses de queda.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE