Coluna do Pigosso: SEMANA SANTA

| ADEMIR PIGOSSO


Divulgacao

SEMANA SANTA
Neste domingo inicia a Semana Santa, ela é aberta com o Domingo de Ramos, onde Jesus Cristo faz sua entrada na cidade de Jerusalém. Este domingo é chamado assim porque o povo cortou galhos, folhas de palmeiras e ramagens para a passagem do Senhor.
Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, acontecerá três missas, sendo todas com a benção dos ramos. Os horários serão às 6h, às 8h e às 10h.

 

Segunda-feira Santa
Na segunda-feira, Jesus vai a Betânia visitar alguns amigos mais próximos.
Acontecerá na Praça da Crucificação, em frente a igreja, o Terço da Divina Misericórdia às 19h.

 

Terça-feira Santa
A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia. Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre no caminho a covardia e o desamor.
Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, acontecerá o Terço Mariano Meditado às 19h, também na Praça da Crucificação, que será coordenado pelo Movimento de Cursilho de Ivinhema.
Já na Catedral de Naviraí-MS, terá a benção dos Santos Óleos, onde esses serão utilizados durante o ano para o Batismo, a Crisma, benção dos Doentes e também na Unção dos Enfermos.

 

Quarta-feira Santa
Acontece o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. Nesse dia, somos chamados a conversão e a penitência.
Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, acontecerá a Santa Missa e o Encontro de Nossa Senhora das Dores e com o Senhor dos Passos às 19h.

 

Quinta-feira Santa
Neste dia acontece a Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio da Igreja. Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, terá a Hora Santa às 6h30 e a Santa Missa às 7h. Também a oração das 1000 Ave Marias na capela do Santíssimo, das 8h às 13h e a Santa Missa da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio da Igreja, às 18h.


Sexta-feira Santa

A Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. Jesus se entrega por amor a humanidade, e com essa entrega a salvação de todos nós. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, terá a celebração de Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e encenação da Via Sacra, às 5h30, a adoração ao Santíssimo Sacramento, das 8h às 13h e a celebração da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo às 14h.


Sábado Santo
O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”. Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo, terá a Santa Missa da Vigília Pascal, no entanto, o horário ainda não está definido devido ao toque de recolher.

 

Domingo

É o dia Santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade. A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança. Em Ivinhema, na paróquia São Paulo Apóstolo terá a Santa Missa com batizados, às 8h.

 

Desejamos a todos uma boa e proveitosa Semana Santa, que o Cristo Ressuscitado seja a sua transformação para um cristão melhor e um mundo mais humano.

(Ademir Pigosso)

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site AconteceuMS



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE