Coluna do Pigosso: O QUE É QUARESMA?

| ADEMIR PIGOSSO


Divulgacao

QUARESMA

O QUE É QUARESMA?
Para os católicos, a quaresma é o período que antecede a Páscoa, sendo no domingo que se festeja a ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. É uma prática presente na vida dos cristãos desde o século IV.

A quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas e vai até a Semana Santa, onde a mesma inicia no Domingo de Ramos. Esse período quaresmal é marcado por ações religiosas de extrema importância para os católicos.

Jesus foi levado para o deserto, e ficou lá por quarenta dias e quarenta noites, onde foi tentado e passou por provações. Nós também somos levados ao deserto. Deserto esse que muitas vezes é marcado pelo pecado, angústia, raiva, inveja e outros mais. Porém essa passagem nos faz repensar e crescer, pois no sofrimento é que fortalecemos. Irmos ao deserto se faz necessário, porém permanecer não é.

Jejum, penitência e oração, são recomendações da igreja católica aos seus fiéis. Jejuar e abster-se de carne, é o mandamento da igreja. Devemos fazer todas as quartas e sextas-feiras do período quaresmal, ou ainda em período comum.

Penitência é também deixar de comer ou beber algo, lembrando que seu proposito deva ser convertido em benefício de alguém, se não for tomar cerveja durante esse tempo, então pegue esse valor e dê aos necessitados ou a igreja, que mesma o faz.

Oração faz parte de nossa vida, a oração é nossa vida, nesse tempo devemos aumentar as nossas orações, mesmo que sua oração diária seja pouco, faça um pouco mais. Orar é falar com Deus, então fale com Ele.

O cristão comprometido, está sempre comprometido com o irmão, esse momento nos chama a atenção, porém fazer o bem e praticar boa ação é dever de todos nós, católico ou não. Afinal não somo filho do mesmo Pai?

(Ademir Pigosso)

 

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site AconteceuMS



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE