Para reforçar luta contra covid, prefeita troca gerente de Saúde em Naviraí

Enfermeiro Márcio Figueiredo foi adjunto em Dourados e secretário em Rio Brilhante

| HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS


Márcio Figueiredo assumiu Gerência de Saúde em Naviraí (Foto: Roney Minella/Divulgação)

O enfermeiro douradense Márcio Grei Alves Vidal de Figueiredo assumiu nesta quarta-feira (10) a Gerência de Saúde de Naviraí, cidade a 366 km de Campo Grande. Com experiência de ter ocupado posto de adjunto na Secretaria de Saúde de Dourados e titular da mesma pasta no município de Rio Brilhante, Figueiredo assume com a missão de ampliar o trabalho de combate à pandemia de covid-19.

Apresentado hoje pela prefeita Rhaiza Matos (PSDB) na Câmara de Vereadores, Márcio substitui o médico Ronaldo Alexandre, titular da Gerência de Saúde desde o início de janeiro. Duas semanas após assumir o cargo, Alexandre foi infectado pela doença e ficou vários dias afastado.

Na sexta-feira (5), a prefeita decretou medidas mais rígidas para tentar controlar a disseminação dos casos. As medidas de restrição têm validade até o dia 15 deste mês, mas funcionam com mais rigor nos finais de semana. O comércio funciona normal de segunda à sexta-feira e o toque de recolher das 20h às 5h já está em vigor no município.

“Tive as melhores referências sobre o Márcio e fui conversar com ele. Tão logo ouvi suas considerações, imediatamente identifiquei que era o gestor que procurávamos. O seu conhecimento e bagagem lhe credenciaram', disse Rhaiza Matos.

Especialista em atenção básica em saúde da família, Márcio Figueiredo disse estar ciente dos desafios que terá pela frente com a pandemia do coronavírus. “A capacidade do Hospital Municipal está além dos limites, com ocupação de 120% dos leitos de UTI e 240% de leitos clínicos', afirmou.

O enfermeiro anunciou que pretende mudar o atendimento na entrada do hospital, separando pacientes com suspeita ou confirmados com covid-19 dos demais. Ele também anunciou que vai criar central de tele atendimento para pacientes com coronavírus.

Atualmente, 49 moradores da cidade infectados pelo vírus estão internados em leitos clínicos e 26 em leitos de UTI (10 no hospital local e os demais em outras cidades). Em um ano de pandemia, 86 naviraienses morreram em decorrência da doença.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE