Com menos de 4 mil doses, Capital fará só "repescagem" com idosos acima de 80
De acordo com secretário estadual, vacinas serão entregues ainda hoje para Secretaria Municipal de Saúde
| ANA OSHIRO / CAMPO GRANDE NEWS
Nesta quinta-feira (25) a SES (Secretaria Estadual de Saúde) entregará o quinto lote de vacinas para a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) de Campo Grande, mas o número de doses ainda não foi confirmado. A informação foi confirmada ao Campo Grande News pelo secretário da SES, Geraldo Resende.
De acordo com a assessoria de imprensa da Sesau, a estimativa é receber quase 11 mil doses de vacinas, que equivalem a 30% das 35.7000 doses recebidas pelo Estado na noite desta quarta-feira (24). O percentual é o equivalente ao que a Sesau vem recebendo desde o primeiro lote entregue.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, as doses da coronavac, fabricada pelo Instituto Butantan, são usadas para o público em geral, se a estimativa for confirmada, a Capital receberá 3.960 doses da coronavac, uma quantidade pequena, que deve impossibilitar a abertura da vacinação para idosos abaixo dos 80 anos. Doses da Astrazenecca/Oxford são destinadas aos profissionais de saúde.
Com poucas doses para a população, a Sesau estuda quais possibilidades serão viáveis para continuar a vacinação em Campo Grande, a mais provável é de que seja feita uma repescagem com idosos acima de 80 anos que ainda não se vacinaram.
Segundo a assessoria, não existe um percentual de quantos idosos ainda não receberam a imunização, já que também não existe um número atualizado pelo IBGE dessa parte da população.
A Sesau informou ainda que o calendário de vacinação atualizado será disponibilizado assim que for comunicada oficialmente sobre o quantitativo de doses que serão recebidas. Até o momento já foram vacinados 15.258 idosos, entre os que possuem mais de 80 anos e os idosos que vivem em asilos na Capital.
Geraldo Resende afirmou que as contas estão sendo feitas para definir quantas doses cada município receberá, e confirmou que as doses de Campo Grande serão entregues ainda hoje.