Por que o Dia da Mulher Paraguaia é comemorado em 24 de fevereiro?

Data faz alusão à Assembleia de Mulheres Americanas, em 1867, durante a Guerra do Paraguai

| MIDIAMAX


(Reprodução, ABC Facebook)

Além do Dia da Mulher, comemorado universalmente no dia 8 de maio, as mulheres paraguaias também comemoram o Dia da Mulher Paraguaia nesta quarta-feira, 24 de fevereiro. Mas qual a razão da escolha desta data? A reposta está na história do país vizinho que faz fronteira com o Mato Grosso do Sul. A data rememora a luta do povo paraguaio contra a Tríplice Aliança composta pelo Brasil, Argentina e Uruguai na Guerra do Paraguai.

Segundo o Instituto de Estudos Latino-Americanos, em 24 de fevereiro de 1867 aconteceu a Primeira Assembleia de Mulheres Americanas, na Praça de Maio, na capital Assunção. Naquela reunião participaram as mulheres capitalinas e também de outras regiões do país, ricas e pobres, todas decididas a dar sua contribuição na defesa do país. Muitas foram as propostas que saíram dali e uma delas foi imediatamente aceita pelas conhecidas “damas de Asunción', que eram as mulheres mais ricas da cidade.

Meses depois da histórica assembleia, as mulheres decidiram doar todas as suas joias, juntando-se assim as demais contribuições de pertences de valor que eram doados para que se transformassem em armas e alimentos para as tropas durante a Guerra. Foi um momento único de unidade entre as mulheres, independente das classes.

O dia especial de tributo às mulheres reconhecidas como “as residentes' foi proposto pela historiadoras Idalia Flores de Zarza e encampado pela deputada Carmem Casco de lara Castro que apresentou projeto de lei, aprovado em 1974. Desde aí, esse é o Dia da Mulher Paraguaia.

A Guerra contra o Paraguai foi movida por Brasil, Argentina e Uruguai, a tríplice aliança, que tinha ainda uma outra parceira oculta: a Inglaterra. Nesse conflito quase toda a população do Paraguai foi dizimada, entorno de 150 mil paraguaios, e são inúmeras as páginas históricas daquele povo, incluindo as mulheres que, em grande número foram ao campo de batalha, certas de que era necessário defender o país da ganância dos estrangeiros.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE