IVINHEMA: Projeto Nova Jerusalém suspende serviços de acolhimento por falta de recursos municipais; Prefeitura emite nota
O motivo para o término das atividades da entidade é que a gestão municipal atual não renovou o convênio com a entidade.
| REDACAO ACONTECEUMS (MATERIA ATUALIZADA AS 19H23)
A Coordenação do Projeto Nova Jerusalém, entidade situada na cidade de Ivinhema-MS, emitiu uma nota de esclarecimento sobre o encerramento dos seus trabalhos de acolhimento no município.
Conforme a nota, o motivo para o término das atividades é que a gestão municipal atual não renovou o convênio com a entidade, retirando o recurso financeiro da parte do município em favor da entidade.
O Projeto Nova Jerusalém é uma entidade civil de direito privado, beneficente, caritativa e de assistência social, sem fins lucrativos. Em abril do ano passado, completou 19 anos, e por ser uma entidade sem fins lucrativos, mantinha suas atividades em funcionamento por meio de recursos da Prefeitura Municipal, realizações de promoções e doações da sociedade civil.
De acordo com a nota, os serviços de acolhimento prestados pela entidade à inúmeras pessoas em situação de vulnerabilidade social estão sendo encerrados por tempo indeterminado.
Confira a nota na íntegra:
Nota de Esclarecimento do Projeto Nova Jerusalém
O Projeto Nova Jerusalém é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 10 de abril de 2001, desde então vem prestando serviços de acolhimento em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social do Município de Ivinhema.
Nosso atendimento consiste em acolher:
A] Migrantes que estejam de passagem pelo município
B] Pessoas envolvidas em situações de violência doméstica [mulheres e crianças]
C] Pessoas em situação de rua que estejam em tratamento, encaminhadas pelo Hospital Municipal
D] Detentos que são liberados mas que precisam ficar na cidade para regulamentar documentação para retornar para suas casas
E] Pessoas recolhidas nas ruas pela Polícia Militar e encaminhadas até o Projeto
F] Pessoas encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros
G] Pessoas encaminhadas pelas Igrejas Católica e Evangélicas
H] Pessoas encaminhadas pela população em geral que ligam quase sempre a noite para buscar nas ruas
O Projeto realiza em média 340 atendimentos mensais, multiplicado por 12 no período de um ano alcança em torno de 4.080 atendimentos ano.
Imaginemos rapidamente esse número multiplicado por vinte anos de história.
Apesar de todo esse trabalho prestado, a gestão atual do município declarou nossa entidade como desnecessária, não importante, e por isso não renovou nosso convênio, retirando assim o recurso financeiro da parte do municipio em favor do Projeto.
Por essa razão, estamos encerrando por tempo indeterminado nossos trabalhos de acolhimento.
Junto com a coordenação do Projeto e com nosso advogado estamos buscando uma solução. Assim que tivermos uma posição enviaremos nota de esclarecimento à população.
Desde já agradecemos a toda a população que ao longo desses anos lutou e contribuiu juntos para que esta instituição pudesse caminhar prestando os referidos serviços.
A Coordenação.
A equipe do Site AconteceuMS também entrou em contato com a Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal, que emitiu a seguinte nota:
Nota de Esclarecimento do Prefeito Juliano Ferro a respeito do projeto Nova Jerusalém
O Prefeito Juliano Ferro vem por meio desta nota esclarecer o motivo da não renovação do convênio com a entidade citada acima.
Não estaremos renovando o convênio pois o projeto em si não se enquadra nesse novo plano de administração, pois não somente agora o Prefeito tem visto alguns pontos negativos da entidade bem como também já havia visto na época de seus 4 anos de mandato como vereador, dentre esses pontos, a forma de atendimento aos necessitados, a forma de administração, pois vemos que a casa de apoio de fato tem restrições para abrigar algumas pessoas que necessitam de um atendimento especial.
Em conversa no dia de hoje no gabinete do Prefeito, foi comprovada essa forma de administração ao ser presenciado a maneira em que foi tratado o Prefeito, de forma rude e hostil, realmente de maneira grossa pela representante do projeto que se fazia presente.
Se o Prefeito foi tratado de forma hostil, imagine as pessoas carentes e mais humildes!
Necessitamos de pessoas que amam pessoas, necessitamos de pessoas que tenham respeito pelos mais humildes e necessitados de um tratamento especial, e isso na maioria da vezes gera uma necessidade maior de tolerância e paciência, não é com desdenho que conseguiremos ajudar na mudança de vida de pessoas humildes que estão nas ruas e que na maioria das vezes essas pessoas tem problemas com álcool e com drogas.
Pessoas como essas necessitam de amor e não de hostilidade.
Ressaltamos ainda que como FOI DITO hoje no gabinete para a representante, caso toda a equipe seja reformulada a administração irá renovar o convênio, o compromisso financeiro será renovado desde que o compromisso de amor ao próximo também seja, caso contrário manteremos a não renovação do mesmo! Ratificamos bem isso hoje em reunião, cabe agora a administração da entidade decidir o que será feito em questão aos profissionais que estão lá, pois o problema não é a entidade em si, mas sim a equipe que conduz o projeto e lá ocupam seus cargos.
Sem mais...Prefeito Juliano Ferro.