Contágio desacelera, mas ocupação de leitos é alarmante na região de Dourados
Com 86%, macrorregião formada por 33 municípios lidera em ocupação de UTI no Estado
| HELIO DE FREITAS, DE DOURADOS / CAMPO GRANDE NEWS
Apesar da desaceleração momentânea da pandemia de covid-19 em Mato Grosso do Sul, conforme atestam os dados divulgados hoje (5) pela Secretaria Estadual de Saúde, a ocupação de leitos de terapia intensiva continua alarmante na macrorregião de Dourados.
Formada por 33 municípios, onde moram pelo menos 800 mil pessoas, a macrorregião tem 86% de ocupação dos leitos de UTI. É a maior taxa de ocupação no Estado. Campo Grande tem ocupação de 72%, Três Lagoas de 68% e Corumbá de 63%.
Em Dourados, cidade-sede da macrorregião e localizada a 233 km de Campo Grande, a ocupação diminuiu um pouco nesta semana. Caiu de 97% na segunda-feira (1º) para 82% ontem.
A Secretaria Municipal de Saúde não informa os motivos da queda, mas nesta semana nove pessoas que estavam em leitos de UTI covid morreram em Dourados. Hoje a cidade tem 58 pacientes internados, sendo 34 em UTI e 24 em enfermaria. Desse total, 35 são de Dourados e 23 de cidades da região.
Mais duas pessoas morreram em decorrência da doença nas últimas 24 horas. De acordo com o boletim divulgado pela assessoria de imprensa da prefeitura, as vítimas mais recentes foram homem e mulher que tinham outros problemas de saúde. Com mais esses dois óbitos, o total de vítimas do novo coronavírus em Dourados chega a 228 desde o início da pandemia.
Nas últimas 24 horas foram confirmados mais 97 casos da doença. O total de casos positivos desde o início da pandemia é de 18.593, sendo 17.359 infectados já recuperados.
São 971 pessoas em isolamento domiciliar e 35 douradenses internados nos hospitais locais – 22 em leitos de UTI e 13 em enfermaria. Outros 23 pacientes de cidades da região também estão internadas em Dourados.