Empresário é multado em R$ 104 mil por desmatamento ilegal

Vegetação nativa foi substituída por pastagem e criação de gado

| ALETHEYA ALVES / CAMPO GRANDE NEWS


Foi detectado que 103,73 hectares de vegetação do cerrado foram retirados. (Foto: Divulgação/PMA)

Homem, de 35 anos, foi multado em R$ 104 mil por desmatamento ilegal de vegetação nativa em Coxim, a 260 quilômetros de Campo Grande. Conforme divulgado pela PMA (Polícia Militar Ambiental), o empresário substituiu a área protegida por plantação de pastagem e criação de gado.

Na fazenda, que fica a 27 quilômetros da cidade, policiais realizaram fiscalização com uso de GPS e sobreposição de imagens. Foi detectado que 103,73 hectares de vegetação do cerrado foram retirados em período entre 2016 e 2017, mas identificado só agora. Além do GPS, um drone também foi utilizado para confirmar como a área está sendo utilizada atualmente.

Durante verificação, os policiais interditaram todas as atividades que estavam sendo realizadas na fazenda. De acordo com a investigação, o empresário mora em São Paulo e irá responder por crime ambiental, podendo ser preso por período que varia entre três e seis meses.

Além da multa e possibilidade de prisão, ele deverá apresentar um plano de recuperação da área degradada e alterada para restituir o bioma.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE