PF nas ruas: Operação Caixa Forte é realizada em MS e mais 3 estados
A ação um desdobramento da operação Cravada, realizada também nesta semana
| TOP MíDIA NEWS/NATHALIA PELZL
Foi deflagrada pela Polícia Federal, na manhã desta sexta-feira (9), a Operação Caixa Forte para desarticular e atingir o núcleo financeiro de facção criminosa em Mato Grosso do Sul. A ação é um desdobramento da operação Cravada, realizada também nesta semana.
Estão sendo cumpridos 52 mandados de prisão, 48 de busca e apreensão e 45 de sequestro de valores e bloqueio de contas bancárias aqui no Estado, Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Até o momento, 34 pessoas foram presas.
De acordo com a PF, seis dos mandados são contra lideres da facção que estão presos dentro de unidades prisionais. Além disto, tem mandados para cumprir em Campo Grande e Corumbá.
As investigações começaram em 2018, quando foi identificado um setor chamado ‘Geral Progresso’, grupo responsável por gerenciar o tráfico de drogas e administrar a renda da facção criminosa.
O esquema era utilizado para cooptar pessoas na intenção de utilizar dados bancários para a movimentação financeira do grupo, sendo que, as 45 contas identificadas foram bloqueadas. Outro setor identificado pela PF, “Setor Integrado do Progresso dos Estados e Países”, era responsável por fazer cooptação dos donos das contas, a contabilidade da lavagem do dinheiro e o recebimento dos comprovantes.
A estimativa da PF é que a facção criminosa tenha movimentado mais de R$7 milhões no período das investigações.