Polícia Federal deflagra Operação Teçá e cumpre mandados em Mato Grosso do Sul
As investigações apontam que um policial teria se associado para ajudar organizações criminosas
| TOP MíDIA NEWS/DANY NASCIMENTO
A operação Teçá foi deflagrada nesta quinta-feira (8), com objetivo de desarticular Organizações Criminosas envolvidas com o delito de contrabando em Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Norte.
De acordo com a Polícia Federal, as organizações criminosas conseguiram cooptar um policial para auxiliar em suas atividades delituosas e possuíam significativa capacidade logística, a qual era utilizada principalmente para a introdução e o transporte de cigarros de origem estrangeira no Mato Grosso do Sul e Estados vizinhos com destino a outras localidades do País.
Serão cumpridos 73 ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara Federal de Naviraí, sendo 40 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão. No total, 130 Policiais Federais participam da operação. O Exército Brasileiro e a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal colaboram nas ações vinculadas à deflagração da Operação.
As investigações, realizadas de 2018 a 2019, apontam que as organizações criminosas possuem base territorial em Mato Grosso do Sul e articularam uma rede para internação e transporte de cigarros estrangeiros no território nacional, os quais ingressam no Brasil pela região da fronteira com o Paraguai.
Já foram apreendidos 155 veículos utilizados para o transporte de cigarros de origem estrangeira, com a prisão de 75 indivíduos. Segundo a Polícia Federal, dentre as ocorrências, vale destacar a apreensão efetuada na cidade de Ivinhema/MS, em junho do ano passado, quando 11 carretas carregadas de cigarros de origem estrangeira foram apreendidas e nove pessoas foram presas em flagrante.
No total, foram apreendidos 1 milhão de maços de cigarros, avaliados em R$ 10 milhões. No total, o valor das mercadorias ilícitas apreendidas nas ações é de aproximadamente R$ 144 milhões.
O nome da Operação "TEÇÁ" faz referência a 'estado de atenção, vigilância', no idioma guarani, em razão da grande rede de olheiros, mateiros e batedores utilizados pelas Organizações Criminosas, os quais monitoravam diuturnamente as atividades dos órgãos de fiscalização.
Comentários
PRIMEIRA PÁGINA
6ª rodada do Campeonato de Novo Horizonte do Sul acontece neste domingo, 20 de julho