A 7 dias do aniversário de 83 anos, Dona Maria Bezerra será imunizada

Pernambucana foi escolhida para participar de vacinação simbólica dentre um total de 83 pessoas acolhidas no Asilo São João Bosco

| ANAHI ZURUTUZA E ANA OSHIRO / CAMPO GRANDE NEWS


Na entrada do asilo, São João Bosco, ou Dom Bosco, olha pelos 83 idosos que ali vivem (Foto: Henrique Kawaminami)

A uma semana do aniversário de 83 anos, a pernambucana Maria Bezerra de Carvalho será a primeira integrante da parcela prioritária de idosos no Mato Grosso do Sul a receber dose da CoronaVac, vacina que protege contra a covid-19. Nascida em 25 de janeiro de 1938, Maria Bezerra vive no Asilo São João Bosco desde o ano passado.

A pernambucana foi escolhida dentre um total de 83 pessoas acolhidas porque está bem de saúde e tem condições de dar entrevista, critério que havia sido estabelecido hoje cedo, segundo a superintendente da instituição, Cleo Shamah. Caso a vacinação começasse nas dependências do São João Bosco, no Bairro Tiradentes, em Campo Grande, a direção ia sugerir que a campanha fosse iniciada pela moradora mais velha, que tem 94 anos.

O asilo, onde Maria Bezerra mora desde junho de 2020, ainda de acordo com a superintendente, perdeu oito idosos para a covid-19 e comemora a chegada do imunizante. “Estamos muito felizes com isso, é um alívio', disse Cleo, em entrevista que foi publicada pelo Campo Grande News hoje às 9h46.

Dona Maria ficou viúva e como não teve filhos e nem tem parentes em Campo Grande, ela mesma solicitou o acolhimento, em plena pandemia.

A reportagem tentou saber mais sobre a vida da idosa, que participará de momento histórico em Mato Grosso do Sul, às 17h, no HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), mas envolvidos com os preparativos para o evento ou de férias, os funcionários da instituição deram somente esses detalhes.

Em vídeo institucional, publicado na página do asilo no Facebook, Maria Bezerra conta um pouco da sua história e dá conselhos. Veja:

Campanha - No fim da tarde de hoje, Maria Bezerra receberá a primeira dose do imunizante ao lado de outros dois representantes de grupos prioritários da fase 1 de vacinação contra a covid, um profissional da linha de frente e um indígena.

Nesta primeira etapa, o Ministério da Saúde divulgou que o público prioritário é formado por trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas). Mas, na prática, a vacinação em Mato Grosso do Sul começa nessa terça-feira (19).

A vacinação simbólica hoje no HRMS contará com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), prefeito Marquinhos Trad (PSD), secretários estadual e municipal de Saúde, Geraldo Resende e José Mauro Filho, além das demais autoridades.

O número de doses que serão enviadas a Mato Grosso do Sul será maior do que estava previsto no início da manhã. Mais cedo, com base em informações do Ministério da Saúde, o governo havia informado que 61.760 ampolas do imunizante seriam enviada ao Estado. Agora, por volta das 9h30, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) atualizou a quantidade, 158.760 doses para vacinar 79.380 pessoas.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE