Mesmo com vacina, vitória sobre coronavírus passa por 'mudança de comportamento social', diz presidente da Anvisa

| POR FILIPE MATOSO E LAíS LIS, G1 €� BRASíLIA 17/01/2021 10H37


O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, afirmou neste domingo (17) que, mesmo com o desenvolvimento de vacinas, a vitória sobre o novo coronavírus passa pela "mudança de comportamento social".
Barra Torres deu a declaração ao abrir a reunião da Anvisa que aprovou sobre o uso emergencial de duas vacinas contra a Covid-19 (leia detalhes mais abaixo).
 

"O momento é de conscientização, união e trabalho. O inimigo é um só. A nossa chance, a nossa melhor chance nesta guerra passa, obrigatoriamente, pela mudança de comportamento social, sem a qual, mesmo com vacinas, a vitória não será alcançada", declarou.
 
Desde o início da pandemia, a Organização Mundial de Saúde (OMS), autoridades sanitárias e especialistas recomendam como formas de evitar a disseminação ainda maior do coronavírus o uso de máscara; a higienização das mãos; o distanciamento social; e evitar aglomerações, por exemplo.
No Brasil, o presidente Jair Bolsonaro critica o uso de máscara e participa de aglomerações, contrariando as orientações médicas.
Durante a reunião deste domingo, o diretor-presidente da Anvisa disse ainda que o sentimento é de preocupação e solidariedade às famílias das mais de 200 mil pessoas que morreram vítimas da Covid-19 no Brasil.
Barra Torres também mencionou a "gravíssima situação" do Amazonas, onde os hospitais estão superlotados e não há oxigênio suficiente para os pacientes.
 



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE