Vacina chegará aos estados em até 5 dias após aprovação da Anvisa, no domingo
O transporte será feito por aviões e por 100 veículos com baús refrigerados
| LUCIA MOREL / CAMPO GRANDE NEWS
Apesar da promessa em iniciar a campanha nacional de vacinação às 10 horas da próxima quarta-feira, 20 de janeiro, em Brasília (DF), o Ministério da Saúde informou que os Estados receberão as doses em até cinco dias após a aprovação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), prevista para domingo, 17.
Em reunião com os prefeitos de 130 municípios na manhã de hoje, o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, informou que na segunda-feira, as unidades da federação começariam a receber as doses, mas à Folha de São Paulo, a pasta falou sobre esse prazo de cinco dias.
O transporte será feito por aviões e por 100 veículos com baús refrigerados. O carregamento será feito de forma conjunta com o Ministério da Defesa. As Forças Armadas darão apoio para garantir a segurança no transporte das doses pelo Brasil.
O Ministério da Saúde terá o apoio da Azul e da Associação Brasileira de Empresas Aéreas por meio das companhias aéreas Gol, Latam e Voepass para a logística de transporte gratuito da vacina.
Já o transporte terrestre contará com uma frota de cem veículos com baús refrigerados que pode aumentar para 150 veículos até o final de janeiro. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.
“A vacina será distribuída de forma equitativa e proporcional a todos os estados brasileiros em até cinco dias após aval da Anvisa. A logística de distribuição das vacinas até os estados será realizada via aérea e rodoviária', disse em nota o ministério.
Caberá, no domingo, a cinco membros da Anvisa a autorização de uso emergencial das vacinas. A partir desse parecer, o grupo decidirá se liberará ou não a aplicação das vacinas. A decisão ocorre por votação. O encontro está previsto para ocorrer na parte da manhã e será transmitido no canal do YouTube.
O avião da companhia aérea Azul previsto para decolar hoje em direção à Índia para buscar 2 milhões de doses da vacina contra a covid-19 Oxford/AstraZeneca, só sairá de solo brasileiro amanhã (15) à noite.