Enem 2020: saiba o que pode e o que não pode levar no dia da prova

Teste será aplicado em duas datas: 17 e 25 de janeiro

| MIDIAMAX


(Imagem: Divulgação)

A primeira prova do Enem 2020 (Exame Nacional do Ensino Médio) será aplicada no próximo domingo (17) em todo o país. A outra etapa ocorrerá no domingo seguinte: 24 de janeiro. Além disso, pela primeira vez, por conta da pandemia do coronavírus, haverá aplicação da prova em formato digital – que será dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro para mais de 100 mil candidatos.

As duas versões terão a mesma estrutura, sendo que no primeiro dia são 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas, além da redação. Já no segundo dia, serão mais 45 questões de Ciências da Natureza e 45 de Matemática. Para ambas as avaliações, os portões abrem às 12h, fecham às 13h e as provas, nos dois dias, começam às 13h30. No primeiro dia, terminam às 19h, e no segundo, às 18h30.

Por causa da pandemia, várias regras foram inclusas no exame e devem ser seguidas, caso contrário, o candidato poderá ser, até mesmo, eliminado.

O uso de máscara de proteção é obrigatório em todo o período que o candidato permanecer no local de provas. O equipamento de segurança precisa cobrir totalmente o nariz e a boca e só será permitida a retirada dele para se alimentar e beber água.

Além disso, todas as salas deverão ter álcool em gel disponível. Os candidatos também poderão levar o próprio produto, em recipientes transparentes. Ainda será obrigação do participante higienizar as mãos ao entrar e ao sair do banheiro, e durante toda a realização do exame. Para evitar aglomerações, o Inep ampliou o número de locais de aplicação de provas. Dessa forma, a recomendação é que cada sala só fique com metade da capacidade total.

Outra mudança que a pandemia exigiu é que as janelas das salas ficarão todas abertas e não será permitido ligar ventiladores nem ar condicionado.

Por conta do alto tempo de duração dos dias de prova, alimentos poderão ser levados. O candidato poderá levar o celular, no entanto, não poderá utilizar durante as provas. Para não correr o risco de desclassificação, é importante deixar o material desligado.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE