Com média de 21 mortes por dia, Estado se aproxima de 2,4 mil vítimas da covid

São 69 novas vítimas fatais da covid-19 apenas nos quatro primeiros dias de 2021

| CAMPO GRANDE NEWS


De máscara, homem observa enterro de vítima da covid-19 em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

O ano é outro, mas os números da covid-19 permanecem no mesmo patamar crítico em Mato Grosso do Sul. Com 333 novos casos e 26 mortes registradas no último boletim epidemiológico da doença, o Estado tem uma média - dos últimos sete dias - de 966 casos e 21,8 mortes por dia.

Somente nos quatro primeiros dias de janeiro, são 69 mortes acumuladas pela doença. Nos quatro primeiros dias de dezembro, contudo, foram 49 vítimas fatais do novo coronavírus. Ou seja, o início deste mês apresenta aumento de aproximadamente 40% nos óbitos.

Preocupação em dezembro, a ocupação de leitos de terapia intensiva começa a sentir pequenos sinais de melhora. No mês passado, eram vários os dias que registravam cerca de 110% de lotação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde), índice que está em 99% nesta manhã.

Mesmo assim, durante transmissão nesta segunda-feira, o titular da SES (Secretaria Estadual de Saúde), Geraldo Resende, mencionou que a pasta chegou ao 'limite para a criação de novos leitos hospitalares'. Segundo ele, 10 novos leitos de terapia intensiva foram ativados no Hospital Universitário, além de 10 em Três Lagoas e cinco em Sidrolândia.

No total, em Mato Grosso do Sul, são 566 pacientes internados em leitos clínicos ou de terapia intensiva, em unidades públicas ou privadas de saúde. Desde o início da pandemia, o Estado confirmou 136.250 casos e 2.398 óbitos. Os dados completos, consolidados pela SES, estão disponíveis no link.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE