Bombeiros orientam população sobre riscos de festas e feriado do Ano-Novo

Corporação dão dicas para quem vai viajar e que procedimentos devem adotar em eventuais acidentes

| CAMPO GRANDE NEWS


Integrantes do Corpo de Bombeiros em Mato Grosso do Sul (Foto: Divulgação)

O Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul divulgou orientações à população sobre os riscos e que procedimentos devem adotar em caso de acidentes durante as festas e feriado prolongado do Ano-Novo, que segue até o dia 3 de janeiro.

O órgão destaca que para quem for viajar e passar estes dias em piscinas, lagos e rios é importante ter vigilância permanente com as crianças e em qualquer acidente acionar o Corpo de Bombeiros por meio do telefone 193.

Em caso de afogamento só tente salvar a vítima se tiver boas condições física para a ação e esteja preparado para o ato, caso contrário a recomendação é jogar algum objetivo que possa flutuar, como boa, isopor, prancha, que ajude a vítima para segurar e assim chegar até a margem do lago ou piscina.

Caso esteja em piscinas outro procedimento é acionar o guarda vidas sobre afogamentos e sempre ter conhecimento sobre as placas de informações em relação ao local, para saber que área a piscina é mais funda. Quem estiver com crianças precisa dar atenção integral e não faça uso de bebidas alcoólicas antes ou durante a permanência na água.

Os bombeiros também pedem para evitar brincadeiras que coloquem as outras pessoas em risco, entre elas a “briga de galo' ou “caldo', assim como competições de “segurar o fôlego' dentro da água. Não tentem mergulhos “de ponta' em locais que não tenha conhecimento.

Dicas – Se presenciar alguém passando mal nas festas ligue para emergência (193). Quando for viajar fecha o registro de gás da sua residência e não deixe equipamentos elétricos ligados, assim como velas acesas.

Mesmo nas festas beba muita água mineral e suco de frutas e leve remédios de uso contínuo em sua bagagem, pois pode não encontrar na cidade para qual viajou. Mantenha o veículo com manutenção em dia e não dirija cansado, com sono ou depois de consumir bebida alcoólica. Também respeite os limites de velocidade nas rodovias.



Comentários

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE