IVINHEMA: Polícia Civil esclarece crime, identifica autores e prende envolvido em roubo de camionetes
| POLICIA CIVIL
No dia 08/12/2020 três indivíduos, com uso de um revólver calibre 38 renderam uma vítima e subtraíram dinheiro, videogame, tênis e uma camionete S10, ano 2015/2016. Para garantir a fuga, os três amarraram a vítima e a abandonaram em um canavial da cidade.
Passado algum tempo, a vítima conseguiu se soltar das amarras e pediu ajuda a um ciclista, tendo o encaminhado até o registro da ocorrência policial.
Foi então, que policiais civis começaram a investigar o crime. No mesmo dia, policiais militares da força tática, na cidade de Itaquiraí/MS avistaram três homens com atitude suspeita. Na tentativa de abordá-los, dois empreenderam fuga, mas um deles foi identificado. Se tratava de um jovem de 21 anos de idade, morador do Bairro Itapoã, da cidade de Ivinhema e mentor intelectual do crime ocorrido.
Ele confessou aos policiais que teve a ideia do roubo e convidou outros envolvidos para ajuda-lo a praticar o crime. Na data dos fatos, os três se puseram próximos a casa e esperaram a vítima acordar. Ao perceberem que a vítima havia acordado, pularam o muro e renderam-na utilizando de um revólver.
O revólver usado para o crime (com numeração raspada), estava na bolsa do investigado e ele indicou aos policiais aonde a camionete estaria escondida. O veículo foi localizado e o autor preso em flagrante delito.
Após diligências investigatórias realizadas por policiais civis de Ivinhema, foi possível identificar os outros participantes do assalto. Tratam-se de um adolescente de 15 anos de idade e um jovem de 18 anos de idade, todos moradores de Ivinhema e já com registros na Polícia. O jovem de 18 anos de idade, já havia sido preso em flagrante pela polícia militar no último dia 30/11/2020, ao tentar furtar a loja de móveis Gazin, no município de Ivinhema/MS, e também já tinha sido detido no dia 25/09/2020 pela Polícia Rodoviária Federal com outros dois indivíduos residentes de Ivinhema, que estavam transportando uma camionete roubada no munícipio de Angélica/MS.
Com a identificação dos autores, o Delegado Robson Ferraz Gonçalves, responsável pelo inquérito que investiga os fatos, representou ao juízo pela expedição de mandado de prisão e pela internação do adolescente.
O mandado de prisão foi expedido pelo juízo da 2ª de Ivinhema e cumprido por policiais civis na data de hoje. O segundo autor do crime, também maior de idade, já encontra-se preso preventivamente e ambos permanecem à disposição da justiça.
Quanto ao adolescente infrator que participou do roubo, ele irá responder nos termos do Estatuto da Criança e do Adolescente.
As investigações ainda em andamento, inclinam no sentido de que os mesmos indivíduos tenham realizados outros dois furtos a veículos ocorridos na cidade recentemente (veículo Ford/F1000 e veículo Ford/F350), os quais foram recuperados pela polícia.
Considerando somente os crimes aqui narrados, as penas, se somadas, poderão ultrapassar a 14 anos de reclusão. Os crimes cometidos foram: ROUBO com a incidência de três majorantes legais (restrição da liberdade da vítima, concurso de pessoas, exercício de violência com de arma de fogo) e CORRUPÇÃO DE MENOR de 18 anos, com ele praticando infração penal.
Por fim, o Delegado explica que o sucesso da operação se deu graças à soma de forças policiais e ao empenho da equipe de Ivinhema, compostas pelos policiais: Valdecir, Ageo, Marcos, Sueli e Paula.
O nome do preso não será revelado pela Polícia em razão da proibição contida na Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019).